Por
publicado em Saúde
Os cães e gatos que possuem focinhos curtos ou mesmo achatados são conhecidos como braquicéfalos. Por este motivo, como todos os cães e gatos são descendentes de um único ancestral, os lobos, para o caso dos cachorros, e um felino que vivia no deserto no caso dos gatos, qualquer tipo de variação longe deste primeiro padrão conta com a mão do ser humano como principal culpado. Com isto, os cães que possuem focinhos mais longos e orelhas em pé, são cães mais naturais do que os de focinho curto ou achatados como por exemplo os boxers e os pugs.
A saúde frágil do cãozinho
O que ocorre é que a cabeça redonda e os focinhos mais curtos ou achatados são levados em conta como deformidades do esqueleto que geram diversos problemas de saúde tanto para os cães como para os gatos. Em primeira vista, o mais interessante acontece, seus olhos esbugalhados, estão mais expostos para acidentes e inclusive podem saltar da órbita ocular ou ficar secos, sua respiração é difícil e até se alimentar não é algo fácil.
Como os cães engolem mais ar ao tentar comer ou mesmo respirar ao mesmo tempo, os cães peludos braquicéfalos sofrem de gases e podem engasgar com pedaços de alimento que se desviam do caminho correto.
Cuidados que devem ser levados em conta com estes cãezinhos
Se você por acaso conta com um cão ou gato braquicéfalo, é interessante tomar diversas medidas para lhes manter mais saudáveis e principalmente menos doentes. É interessante nunca expor os animaizinhos a tempo quente e úmido, ou ainda jamais os deixar dentro de carros ou ambientes abafados. Mesmo que tenham janelas abertas a temperatura dentro de um carro pode ser fatal para um cãozinho com esta condição. Por isso é fundamental ter cuidado com seu pet, e a qualquer tipo de alteração, procure por ajuda de um veterinário mais próximo.