Fofuxo.com

Focinho achatado: confira os cuidados especiais para cães e gatos

Tanto cães como gatos de focinho curto ou achatado precisam ter cuidados especiais. Veja alguns destes cuidados em seguida.

Os cães e gatos que possuem focinhos curtos ou mesmo achatados são conhecidos como braquicéfalos. Por este motivo, como todos os cães e gatos são descendentes de um único ancestral, os lobos, para o caso dos cachorros, e um felino que vivia no deserto no caso dos gatos, qualquer tipo de variação longe deste primeiro padrão conta com a mão do ser humano como principal culpado. Com isto, os cães que possuem focinhos mais longos e orelhas em pé, são cães mais naturais do que os de focinho curto ou achatados como por exemplo os boxers e os pugs.

Focinho achatado: confira os cuidados especiais para cães e gatos

A saúde frágil do cãozinho

O que ocorre é que a cabeça redonda e os focinhos mais curtos ou achatados são levados em conta como deformidades do esqueleto que geram diversos problemas de saúde tanto para os cães como para os gatos. Em primeira vista, o mais interessante acontece, seus olhos esbugalhados, estão mais expostos para acidentes e inclusive podem saltar da órbita ocular ou ficar secos, sua respiração é difícil e até se alimentar não é algo fácil.

Como os cães engolem mais ar ao tentar comer ou mesmo respirar ao mesmo tempo, os cães peludos braquicéfalos sofrem de gases e podem engasgar com pedaços de alimento que se desviam do caminho correto.

Cuidados que devem ser levados em conta com estes cãezinhos

Focinho achatado: confira os cuidados especiais para cães e gatos

Se você por acaso conta com um cão ou gato braquicéfalo, é interessante tomar diversas medidas para lhes manter mais saudáveis e principalmente menos doentes. É interessante nunca expor os animaizinhos a tempo quente e úmido, ou ainda jamais os deixar dentro de carros ou ambientes abafados. Mesmo que tenham janelas abertas a temperatura dentro de um carro pode ser fatal para um cãozinho com esta condição. Por isso é fundamental ter cuidado com seu pet, e a qualquer tipo de alteração, procure por ajuda de um veterinário mais próximo.

Postado em .


Pela Web

Comentários