A grande maioria dos cachorros babam em maior quantidade do que outros animais. Mas algumas raças costumam apresentar uma capacidade de produzir saliva ainda maior, o que pode acabar se tornando um problema, especialmente para os cães que vivem dentro de casa ou de apartamentos.

O que faz o meu cachorro babar demais?

Na grande maioria dos casos a baba excessiva acaba sendo causada justamente em função das características genéticas de determinadas raças de cachorros. Mas também existem alguns outros fatores que podem ser externos, como algum tipo de problema de saúde mais grave.

Confira alguns dos principais motivos que fazem com que os cachorros babem demais:

Objetos estranhos na boca

Como os cachorros costumam colocar tudo o que eles enxergam na boca, algum objeto pode acabar causando algum tipo de irritação que pode aumentar a produção de saliva. Este tipo de objeto geralmente aparece cravado na gengiva ou entre os dentes. Caso a baba aumente depois que o animal retorne de algum passeio, um rápido exame no interior da boca do animal pode resolver o problema.

Doenças

O que faz o meu cachorro babar demais?

Algumas doenças que se concentram na boca também podem acabar sendo a origem deste aumento na produção de baba. Placas nas gengivas ou formação de tártaro costumam ser as mais comuns, acompanhado da gengivite, que nada mais é do que uma inflamação na gengiva. Nestes casos, é fundamental uma visita ao veterinário para encontrar o problema e receber as orientações necessárias.

Alergias

Além das doenças que se concentram na boca, alguns tipos de alergias também podem desencadear este tipo de comportamento nos cachorros. Neste caso, o vilão costuma ser algum tipo de planta ou de flor. Determinados produtos que podem ser utilizados na limpeza dos locais onde os cães ficam também podem acabar dando alergia nos animais.

Dias quentes ou falta de comida

O calor também pode ser um fator que aumenta a quantidade de baba dos cachorros. Nos dias mais quentes, o corpo do animal começa a reduzir o calor do interior do seu corpo de diversas formas, como aumento da transpiração, aumento da frequência respiratória e também a produção de saliva. Além disso, a fome também costuma ser um causador. Por isso, cães que passam muito tempo sem comer acabam produzindo mais saliva.