Fofuxo.com

Expectativa média de cães no Brasil ainda é baixa

Animais vivem, em média, apenas 3 anos no Brasil.

Nos últimos meses fala-se muito no aumento da qualidade de vida entre os pets e no aumento dos anos que eles permanecem conosco. Mas infelizmente a parcela de cães que conseguem uma vida boa, junto as pessoas que cuidam e dão amor e carinho para o Fofuxo, ainda é pequena se comparada ao número global de cães no Brasil.

Expectativa média de cães no Brasil ainda é baixa

Com isso, a expectativa de vida dos cães, quando o assunto é média global, acaba sendo muito baixa: apenas 3 anos. Ou seja, para cada cachorro que alcança os 10 anos de vida, dez cães acabam perdendo a vida antes dos três anos de idade.

Apesar dos dados que ainda são desanimadores quando vistos desta forma, a expectativa global de vida dos cães cresce desde os anos 80, mas ainda em ritmo lento. Um dos motivos pela elevação lenta destes índices é o fato dos nascimentos de cães terem aumentado consideravelmente, especialmente entre os cachorros que vivem nas ruas.

O Brasil conta com uma das expectativas de vida canina mais baixas do mundo, perdendo inclusive para países da Ásia onde o consumo da carne de cachorro faz parte do cotidiano das pessoas.

Causas

As causas de morte dos cães ainda estão relacionadas as doenças infeciosas antigas, que já possuem cura, como a leishmaniose. O grande problema é que o poder público ainda não consegue atingir um número suficiente de cães de rua com vacinas e castração. Além disso, uma grande quantidade destes animais que vivem abandonados ainda morrem atropelados todos os anos nas grandes cidades. 

Postado em .


Pela Web

Comentários