Fofuxo.com

Evitando viroses em filhotes

Saiba como evitar este problema nos primeiros meses de vida dos cachorros.

As viroses são responsáveis por cerca de 80% das mortes de cachorros filhotes. Os adultos também sofrem com este tipo de problema, mas quando são nos filhotes o problema acaba sendo mais sério porque eles ainda não contam com um forte sistema de defesa.

Evitando viroses em filhotes

Mas a grande maioria dos problemas podem ser evitados apenas com alguns cuidados que os donos dos cães devem ter neste início de vida dos animais. Confira algumas dicas para evitar que as viroses apareçam nos filhotes:

Vacinas

Antes de mais nada, é muito importante proteger os filhotes que não tomaram vacina. Estes cães não devem ter contato com outros cachorros e também não é recomendado sair na rua antes de tomar as primeiras doses das vacinas.

Todo o ciclo de vacinação deve ser seguido à risca pelos donos. Não basta apenas dar uma ou duas doses da vacina e pensar que o cachorro está protegido. Depois de tomar a última dose da vacina, é muito importante que ele espere, pelo menos, 15 dias de sair à rua ou ficar na companhia de outros animais.

É importante que as datas das vacinas não atrasem nunca.

Outro cuidado que deve se ter antes da vacinação e verificar se o animal não está com nenhum problema, como febre, diarreia ou vermes. Nestes casos, se o animal tomar a vacina ele poderá conseguir criar a defesa necessária.

Contatos com outros animais

É importante que o dono exija o atestado de vacinação assinado por um veterinário quando compra ou adota um animal. Além disso, é muito importante que os donos não hospedem seu animal de estimação em hotéis para cães que não peçam a carteira de vacinação na entrada. Evite também que os filhotes tenham contato com animais que estejam doentes. 

Postado em .


Pela Web

Comentários