Fofuxo.com

Escovando os dentes do seu cão

Confira algumas dicas para fazer com que o cachorro fique mais familiarizados com a escova.

A higiene bucal é muito importante na vida das pessoas e também na vida dos animais de estimação, como os cachorros. Principalmente aqueles cachorros que convivem de maneira mais próxima com os donos, como aqueles que vivem dentro de um apartamento. O mau hálito nos cães é muito frequente, principalmente aqueles que comem ossos ou rações úmidas de vez em quando.

Escovando os dentes do seu cão

Mas sabemos que a higiene bucal passa necessariamente por uma escovação dentária. E fazer este procedimento nos animais pode não ser uma tarefa nada fácil. Apesar de existirem uma série de materiais próprios para a escovação dos dentes dos animais, muitos pets se sentem irritados ou assustados com esta situação.

Confira algumas dicas para tentar deixar esta situação um pouco mais confortável para o seu animal:

Começando a escovação

O primeiro contato entre o animal e uma escova de dentes deve ser feito em um ambiente calmo e tranquilo, onde não aconteçam maiores interferências. Leve o cachorro para um local que ele se sinta mais a vontade dentro de casa, e faça carinhos nele antes de começar a escovação.

Contato entre o dedo e a gengiva do cão ajuda a acostumar o animal a escovação. Neste primeiro contato, e recomendado que não seja inserido diretamente a escova de dentes na boca do animal, e sim o dedo indicador, passando pela gengiva, com o objetivo de tirar a sensibilidade que pode ter naquela região. Estes toques devem ser feitos, durante a primeira semana, pelo menos quatro vezes por dia. No começo os especialistas recomendam que as seções durem dois minutos, quando o cachorro tiver menos sensibilidade o tempo pode ser aumentado para quatro minutos.

É importante que o animal sempre seja recompensado quando permite que o seu dono toque na sua gengiva.

A partir da segunda semana a dica é enrolar uma gaze no dedo e continuar passando pela gengiva do anima. O ideal é que isso seja feito duas vezes por dia durante sete dias, com seções de pelo menos cinco minutos.

Aprofundando a limpeza

Na terceira semana os donos ainda não devem levar a escova de dentes até a boca do animal. Continue com a gaze enrolada no dedo mas molhe ela em um antisséptico que seja próprio para animais. Este produto pode ser encontrado em qualquer petshop.

Somente na quarta semana é que os donos podem começar a tentar usar uma escova de dentes com cerdas bem macias e que sejam próprias para a escovação de dentes do cão.

Depois que o cão estiver bastante acostumado com esta rotina, as escovações poderão ser feitas três vezes por semana. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários