Fofuxo.com

Entenda as tremedeiras do seu cão

Animais podem tremer por medo, frio, estresse e até mesmo problemas de doença que ainda estão em desenvolvimento.

Quando está fazendo um dia muito frio é natural que alguns cães comecem a tremer, especialmente aqueles de menor porte e que possuem pelos curtos. Mas determinados animais acabam tremendo em diversos momentos, e em alguns casos os donos podem até mesmo se assustar com este comportamento, já que normalmente quando os humanos tremem é porque alguma coisa está errada.

Entenda as tremedeiras do seu cão

As tremedeiras podem acontecer pelos mais variados motivos e é muito importante que os donos observem atentamente os motivos que podem estar levando os animais a tremerem. Existem diversos motivos que podem levar um cão a começar a tremer. Em alguns casos pode ser apenas um estado emocional, mas em outras situações pode ser um sinal de que seu animal poderá apresentar, ou já estar apresentando, algum problema de saúde.

Felicidade ou ansiedade

Um dos motivos mais comuns para explicar as tremedeiras de alguns cães é quando eles estão passando por uma situação extrema de felicidade ou de ansiedade. Precisamos sempre ter em mente que as situações que levam determinadas raças a estes estados emocionais são bem diferentes das nossas. Muitos cães, por exemplo, acabam ficando muito contentes apenas vendo o seu dono chegar em casa.

Portanto, observe se o seu animal treme apenas em situações como a chegada de alguém em casa ou então quando existe alguma situação que deixe o animal em estado de alerta. Este tipo de tremedeira, na maioria dos casos, não requer qualquer tipo de tratamento ou cuidado.

Frio

Determinados cães são mais sensíveis do que outros as temperaturas baixas. Até mesmo algumas raças que costumam ficar dentro de casa acabam sentindo frio em determinadas situações. Esta situação é muito comum nos cães de pequeno porte que não contam com uma grande camada de pelos no seu corpo.

Entenda as tremedeiras do seu cão

Estes cães, quando sentem frio, podem estar sujeitos a determinadas doenças, como resfriados ou até mesmo pneumonias. Portanto, é importante deixar sempre eles em locais mais quentes dentro de casa. Tentar utilizar roupas, nas situações mais extremas, também pode ser indicado.

Sensibilidade

Uma outra situação bastante comum é quando os cães acabam tremendo quando está recebendo algum carinho, especialmente em determinadas partes do seu corpo. Neste caso a tremedeira está relacionada a uma zona sensível que o dono do cão acabou encontrando nele. Geralmente elas estão localizadas na lateral do corpo do animal, mais precisamente na região das costelas ou do lombo.

Dor

Muitos cães começam a tremer quando eles estão sentindo alguma dor. Em alguns casos os cães, em determinados momentos, acabam tentando se sacudir em uma tentativa de afastar aquela dor que ele não entende muito bem o que é, sabe apenas que está incomodando ele. É importante perceber se as tremedeiras estão mais localizadas em determinadas partes do corpo do animal e também se ele costuma dar algum outro sinal, como gemer ou latir quando treme. 

Postado em .


Pela Web

Comentários