É um dia comum, e seu cão está adormecido ao seu lado, repentinamente começa a mover seus pés, olhos, mas estes se mantém fechado. Seu corpo começa freneticamente a tremer e ele poderá ainda vocalizar um pouco. Ele parece inclusive estar correndo, possivelmente perseguindo algo dos seus sonhos, então o que está acontecendo com seu bichinho?

Entenda as tremedeiras dos cachorros enquanto eles dormem

Os cães sonham?

Assim como nós, os cães sim sonham, passam por três estágios de sono, o NREM, que é o movimento não rápido dos olhos, o REM que é o movimento rápido dos olhos e o SWS que nada mais é do que o sono de ondas leves. Durante o estágio de SWS onde um cão respira de forma profunda enquanto estiver dormindo. Muitos especialistas em animais acabam por teorizar que os cães sonham durante os estágios de REM e agem nos sonhos por contração ou movendo as quatro patas como se perseguissem um coelho.

Por razões que não são ainda explicadas, os filhotes e cães idosos tendem a se mover mais durante o sono e a sonhar mais do que cães adultos. Caso você estiver dormindo perto, estes cães podem de forma involuntária o acordar por conta dos seus movimentos corporais.

O que podemos fazer enquanto nosso cão está sonhando?

Entenda as tremedeiras dos cachorros enquanto eles dormem

Procure não entrar em pânico quando vir o seu cão se contrair. De forma gentil, procure chamar o seu nome para o acordar, alguns podem ser sensíveis e reativos durante o sonho, por este motivo não coloque a mão para despertar o seu cão, ou você poderá até mesmo ser mordido.

Muitos cães possuem pesadelos e acordam assustados, por isso procure falar com eles calmamente para os tranquilizar ao acordar.

As baixas temperaturas poderão fazer com que os cães se contraiam durante o sono, tentando se esquentar. Caso você suspeite que este é o caso, procure fornecer para ele um cobertor ou mesmo coloque uma roupinha nele para que possa se aquecer.