Por
publicado em Saúde
Quer se comunicar de uma forma um pouco mais efetiva com o seu felino de estimação? A dica então é prestar um pouco mais de atenção aos movimentos que ele faz com o seu rabo. Alguns estudos revelam que diversos sinais corporais emitidos pelos felinos acabam sendo mais fáceis de serem percebidos através do rabo.
Confira alguns movimentos que podem ser observados com uma certa frequência nos rabos dos gatos e seus significados.
Estremecendo o rabo
Um movimento bastante comum que os gatos costumam fazer com o seu rabo é uma estremecida, que pode mudar dependendo da situação do felino. Quando os gatos estremecem rapidamente a ponta do seu rabo, isso geralmente significa que ele está passando por um momento se estresse e irritação.
Já quando os gatos estremecem toda a extensão do rabo pode ser um sinal de que ele quer um pouco da sua atenção, geralmente quer brincar ou fazer alguma atividade com um pouco mais de movimento.
Balanço para trás e para frente
Quando os gatos balançam o rabo de trás para frente, em um movimento constante, este é um sinal de que ele está prestes a atacar alguma coisa. Este movimento é visto com muita frequência nos cães, mas acaba não sendo tão comum assim quando são os gatos. Por isso ele realmente acaba chamando a atenção. Geralmente o gato está preparado para atacar alguma coisa que ele já está mirando.
Leve balançar quando o rabo está para baixo
Se o rabo do gato estiver baixo e ele balançar levemente de um lado para o outro, isso significa que ele está feliz. Geralmente significa que o felino está em um momento relaxado, e quando faz este movimento perto dos seus donos, ele está pedindo carinho.
Leve sacudida no rabo
Quando os felinos dão leves sacudidas no seu rabo, mas sem apresentar um movimento frequente, é sinal de que ele não está muito afim de pessoas por perto. Este é um movimento característico de gatos que estão diante de uma pessoa estranha ou então dos felinos quando não estão com muita paciência para carinhos e afagos.
Rabo erguido no ar
Esta posição indica que aquele gato está tentando estabelecer uma dominância neste território. Também pode ser apenas um sinal do felino anunciando que ele está por ali. Pode ser muito observado quando o gato macho está perto de uma fêmea em condições de reprodução ou quando existem outros gatos por perto.