Fofuxo.com

Entenda os mitos relacionados a idade do cachorro

A tradicional conversão de “sete anos humanos para um de cachorro” não funciona...

Um dos grandes mitos relacionados aos cachorros está diretamente relacionado a sua idade. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas já ouviu falar que para saber a real idade dos cachorros precisaria fazer a seguinte conversão: “cada um ano do cachorro corresponde a 7 anos humanos”.

Entenda os mitos relacionados a idade do cachorro

Mas será que isso realmente corresponde à realidade? Frequentemente ficamos sabendo de alguns cachorros que conseguem ter uma vida longa, passando dos 15 anos com facilidade. Especialmente com as alterações promovidas na alimentação, com o aumento no consumo de rações que são próprias para os caninos.

Mas se o cachorro morre aos 17 anos, levando em consideração o cálculo tradicional, significaria que o cachorro morreu com 119 anos de idade, o que é uma idade bem avançada. Exatamente por isso que os especialistas ficam sempre com um pé atrás relacionado a conversão de idade dos cães para a idade humana.

Quando estamos pensando em analisar a idade dos cães, é preciso levar em consideração alguns detalhes. Primeiramente, a raça do cachorro acaba fazendo toda a diferença no impacto que os anos acabam tendo na saúde do animal. As raças menores de cães acabam se desenvolvendo com mais velocidade, atingindo a maturidade mais rápido e tendo uma vida, geralmente, mais longa.  

Entenda os mitos relacionados a idade do cachorro

Já os cães que são de raças maiores acabam demorando mais para atingir o que pode ser considerado como uma maioridade para os cães. Estes cães também costumam viver menos do que as outras raças. Assim, aos dois anos de idade um cão pequeno é mais velho em "anos humanos" do que um cachorro de porte grande, mas, ao completar cinco anos, fica mais novo.

Um outro fator que acaba tendo um impacto direto na saúde dos animais é a chance do desenvolvimento de determinadas doenças. Os cães maiores acabam tendo mais chance de desenvolver câncer ao longo da sua vida, por isso costumam viver menos que os cães de raça menor.

Para ter uma ideia melhor da equivalência da idade canina em relação a idade dos humanos, os especialistas afirmam que é preciso utilizar os seguintes dados:

  • Para cães pequenos 1 "ano humano" equivale a 12.5 anos;
  • Para cães de porte médio 1 "ano humano" equivale a 10.5 anos;
  • Para cães de porte grande 1 "ano humano" equivale a 9 anos.

Postado em .


Pela Web

Comentários