Fofuxo.com

Entenda o que é a Coprofagia

Coprofagia é o nome para o ato dos cães comerem fezes.

Um hábito que realmente incomoda a grande maioria dos donos de cães é quando eles comem as próprias fezes ou as fezes de outros animais que são encontradas pelo caminho quando eles estão passeando, por exemplo. O problema é que é a grande maioria das pessoas querem que o cachorro simplesmente pare de fazer isso, sem tentar entender o que leva o animal a fazer aquilo.

Entenda o que é a Coprofagia

Antes de mais nada é importante que os donos tenham consciência de que comer as próprias fezes não pode ser enquadrado como um hábito que faz parte do cão, e sim como problema, e como todo o problema existem as causas e também existem as possíveis soluções.

O que pode causar a Coprofagia?

São vários os motivos que pode levar o seu cachorro a comer as suas próprias fezes ou então as fezes de outros animais, como gatos, por exemplo. Uma delas é a carência nutritiva. Dar comida todos os dias para o pet não necessariamente significa que o animal está tendo suas necessidades nutritivas atendidas. Em determinados momentos da vida do cão podem faltar algumas vitaminas, ou sais minerais, e ele instintivamente pode procurar nas fezes.

Outro motivo bastante comum para desencadear uma crise de Coprofagia no seu cão é o estresse, que basicamente acontece quando o animal passa por uma situação muito desconfortável em um período muito curto. Por exemplo, uma mudança de casa pode ser uma situação extremamente estressante para um animal de estimação. Esta situação pode gerar um estado de ansiedade no animal que pode começar a comer suas próprias fezes.

Quando o cão também está com muito medo de ser punido pelos seus donos ou enquanto quando ele está se sentindo carente também pode começar a comer fezes.

Tratamento

Entenda o que é a CoprofagiaOs donos, antes de mais nada, terão que descobrir quais são as causas para este comportamento do animal. Para isso será importante analisar o dia a dia do pet ou então buscar algum fator que tenha sido decisivo para desencadear esta crise.

Uma visita ao veterinário também será muito importante para que os médicos possam fazer alguns exames que vão dizer se o animal está sofrendo com alguma carência nutritiva. Os veterinários também poderão recomendar alguns produtos que estão disponíveis no mercado para evitar que eles tornem deste problema um hábito. 

Postado em .


Pela Web

Comentários