Por
publicado em Saúde
Dores nas costas são muito comuns entre os cães, especialmente aqueles que são de porte grande. Dentre as principais causas para o problema está principalmente a calcificação de disco vertebral e a chamada espondilose. E isso faz com que estes pets tenham uma grande dificuldade no dia a dia, já que costumam sentir dores sempre que se movimentam.
No caso da espondilose, que também pode ser mais conhecida por hérnia de disco ou bico de papagaio, é uma enfermidade degenerativa que é caracterizada pelo aquecimento de novas formações ósseas entre as vértebras que precisa ser diagnosticada e tratada por medicamentos. Em alguns casos, também pode ser necessária alguma cirurgia.
Os principais sintomas de que o cachorro está começando a sentir algum desconforto na região da coluna são os seguintes:
- Presença de dor quando ele acaba sendo apalpado na região da coluna;
- Cãibras acontecendo com muita frequência;
- Alteração na forma como ele caminha, com passadas diferentes e mancas;
- Dificuldade maior para levantar quando ele está deitado;
Estes são apenas alguns dos sintomas que podem fazer com que o cachorro se sinta realmente muito incomodado com a dor nas costas. Neste caso, é muito importante que as pessoas levem o animal para uma consulta no veterinário. Caso o problema nas costas seja confirmado, além do tratamento é importante fazer algumas mudanças na rotina do pet:
- Colocar tapetes antiderrapantes no local onde o pet fica mais tempo, para evitar que ele fique escorregando;
- Deixar perto apoios que permita com que ele suba locais mais altos, como o sofá, por exemplo;
- Trocar coleiras por peitorais nos momentos de passeio na rua, pois elas oferecem uma maior segurança e também estabilidade para o cão, distribuindo melhor os pontos de pressão;
- Deixar potes de comida e também de água em locais um pouco mais altos, que permita que ele alcance sem precisar ficar baixando muito o pescoço.