Fofuxo.com

Dicas para tratar a obesidade nos felinos

Confira como ajudar o seu gato que está acima do peso.

A obesidade sempre traz problemas tanto para os humanos quanto também para os animais domésticos. Nos gatos o problema não é considerado raro, especialmente quando os felinos passam pelo processo de castração, o que causa um maior acumulo de energia e consequentemente o acumulo de gordura.

Dicas para tratar a obesidade nos felinos

Mas a obesidade também pode aparecer em um gato que não foi castrado. Apesar de ser um problema mais frequente nos felinos domésticos de idade um pouco mais avançada, gatos mais jovens também podem engordar rapidamente quando os donos não conseguem tomar as devidas precauções em relação a alimentação e atividades físicas.

Problemas

Os gatos que estão acima do peso estão mais propensos a sofrerem com alguns problemas de saúde. A diabetes, por exemplo, é um dos problemas que aparecem com uma certa frequência nos gatos obesos. A diabetes acaba trazendo outras consequências para a saúde do felino, algumas bastante graves.

Outro problema também enfrentado pelos felinos obesos é a artrite, já que os gatos estão sempre pulando de um lado para o outro, mas a sua estrutura não está preparada para suportar este peso adicional.

Tratamentos possíveis

Dicas para tratar a obesidade nos felinosPara os gatos que já estão enfrentando problemas em relação ao seu peso existem algumas alternativas de tratamentos que podem ser seguidas pelos seus donos. O primeiro passo é levar o animal até um veterinário para que seja realizado uma bateria de exames. Somente depois destes resultados é que os donos vão conseguir entender quais são as reais condições de saúde do felino.

Geralmente o tratamento é realizado, no começo, pela mudança na alimentação dos felinos. Em primeiro lugar, tudo aquilo que não é ração passa a ser terminantemente proibido. Além disso, a comida específica dos gatos que passam a ser utilizadas são suas versões diets ou lights, que estão disponíveis no mercado.

O que também ajuda muito os felinos a perderem peso é incentivar atividades físicas. Sabemos que os gatos, diferentemente dos cães, acabam sendo mais difíceis em relação a atividades físicas. Colocar o gato em uma coleira e sair com eles para passear acaba não sendo uma atividade rotineira, como acontece com os donos dos cães.

Mas existem algumas alternativas interessantes, como a possibilidade de se utilizar de alguns brinquedos que possam incentivar os felinos a brincarem, como bolas ou determinadas peças que incentivem eles a escalar.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários