Os narizes dos cachorros são muito importantes, pois o seu olfato acaba sendo fundamental no dia a dia. Boa parte da sua capacidade de percepção de mundo depende da possibilidade de sentir os cheiros que estão ao seu redor. O nariz também é um importante “medidor” para termos uma ideia de como anda a saúde do pet.

Dicas para tratar nariz ressecados de cães

Normalmente o nariz dos cães precisa estar sempre úmido. Em períodos específicos do dia o nariz pode acabar ficando um pouco mais seco, mas essa não deve ser considerada como a regra. Quando o nariz fica seco por um grande período do dia, pode ser um sinal de que sua saúde não vai muito bem. Este é um importante indício de que o cão possa estar com febre, o que pode ser um sintoma de muitas doenças.

Existem várias doenças que podem se manifestar através do ressecamento do nariz dos cães. Entre essas doenças, estão a cinomose e hiperqueratose. A segunda condição é um pouco mais séria porque a pele do nariz fica escamosa e pode sangrar em abundância se não for tratada adequadamente.

Dicas para tratar nariz ressecados de cães

Mas existem casos nos quais o nariz dos cães fica apenas ressecados. Mesmo depois que os veterinários descartam qualquer tipo de doença mais séria, os donos precisam tomar um certo cuidado com este tipo de ressecamento. Geralmente eles são causados por excesso de exposição ao sol ou então pela desidratação.

Confira algumas dicas para conseguir reidratar o nariz dos cães.

  • Ofereça bastante água para o pet ao longo do dia;
  • Evite deixar o cachorro no sol durante muitas horas ao longo do dia;
  • Utilize sempre produtos próprios para banho em cães, pois os produtos de humanos também podem causar este tipo de ressecamento;
  • Utilize vaselina ou produto similar no nariz do cão, o que vai ajudar também no processo de recuperação do nariz;
  • Peça para o veterinário indicar algum creme ou produto próprio para cães.