Em tempos de preocupação global com a saúde das pessoas e com a possível contaminação pelo novo coronavírus, muitos também acabam pensando no que poderiam fazer para manter a segurança dos seus animais de estimação. Enquanto os pesquisadores ainda não confirmam a possibilidade da doença se manifestar nos pets, existem uma série de outros vírus que começam a circular com mais força durante os dias mais frios do ano.

Dicas para reforçar o sistema imunológico nos cachorros

Os cães, que acabam sendo maioria entre os animais de estimação no Brasil, também podem acabar contraindo gripes e resfriados, doenças causadas por diferentes versões do vírus. As doenças, na grande maioria dos casos, são tratadas como nos humanos, com remédios que acabam aliviando os sintomas.

Mas existem também algumas formas de ajudar a manter o organismo dos cachorros saudável, fortalecendo o seu sistema imunológico. Ele acaba sendo a principal barreira contra a entrada de bactérias, fungos, parasitas e vírus no organismo dos animais. Quando ele está funcionando bem, ajuda bastante no combate às doenças. Mas quando ele está fraco, facilita muito o surgimento das mais variadas doenças.

Confira algumas dicas para fortalecer o sistema imunológico dos cães e melhorar suas condições de combate às doenças:

Ofereça uma dieta equilibrada

Os alimentos que são oferecidos para os animais precisam corresponder as exigências nutricionais de cada raça, idade e tamanho.

Promova atividades

Dicas para reforçar o sistema imunológico nos cachorros

Algo que costuma fazer com que o sistema imunológico sofra baixas é a ansiedade e depressão, que atingem os cães da mesma forma como os humanos. Por isso, é fundamental que os cachorros mantenham uma rotina de passeios e atividades físicas de uma forma geral.

Cuidado com os produtos de limpeza

Não deixe os cães muito tempo em locais nos quais foram utilizados os produtos de limpeza mais comuns utilizados pelos humanos, pois eles possuem substâncias que podem acabar se tornando nocivas para os animais.

Mantenha ele sempre seco

Especialmente durante o inverno, os cães devem sempre se manter secos. Por isso, sempre que ele sair do banho ou tomar chuva durante um passeio, seque bem seu amigo, de preferencia com a utilização de secador.