Cachorros que moram em apartamentos ou em casas pequenas geralmente precisam sair todos os dias para a rua. Mais do que um passeio que vai ajudar o pet a gastar as suas energias acumuladas, os pets precisam principalmente fazer as suas necessidades. É claro que, as vezes, os donos acabam pulando os passeios, mas isso não pode acontecer em uma sequência muito grande de dias.

Dicas para passear com cachorros em dias de chuva

Quando existe uma sequência de dias de chuvas, por exemplo, as pessoas acabam tendo que levar os seus animais de estimação para passear neste clima. Mas, neste caso, é preciso tomar alguns cuidados para que este passeio não acaba causando problemas para os cães, seja de saúde ou mesmo algum tipo de impacto negativo.

Confira algumas dicas para fazer os passeios em dias de chuva:

Tenha cuidado com o lugar

Caso o cachorro tenha algum tipo de problema com a água ou com a chuva, é fundamental escolher para passear um local coberto e protegido como áreas de condomínios ou locais que sejam mais arborizados.

Utilize o reforço positivo

Dicas para passear com cachorros em dias de chuva

Outra coisa interessante que pode ajudar neste tipo de situação é andar com petiscos e guloseimas que podem ser oferecidas para os cães quando eles se comportam durante o passeio. Dessa forma, ele vai se sentir ainda mais motivado para sair de casa quando estiver chovendo, o que pode ajudar inclusive a evitar que ele tenha algum tipo de trauma.

Mantenha a calma

Caso o tempo fique feio durante o passeio, é importante não ficar e nem demonstrar nervosismo para o cachorro, caso contrário a situação pode fugir do controle. Mantenha a calma e vá encerrando o passeio, o procurando um local seguro para aguardar a tempestade passar.

Seque e limpe bem ele na volta

Ao retornar, limpe bem as patas do cão, que geralmente ficam mais sujas com o tempo ruim, e seque bem o animal, especialmente se ele for peludo.