Fofuxo.com

Dicas para limpar as orelhas do seu cão

Procedimentos devem ser feitos para evitar algumas doenças sérias, como a otite.

Dor de ouvido incomoda muito, inclusive quando ela acontece nos cachorros. Algumas raças acabam sendo pré-dispostas a desenvolver estes problemas, especialmente as que apresentam as orelhas maiores.

Dicas para limpar as orelhas do seu cão

Geralmente a dor é causada por alguma infecção, que por consequência acaba sendo causada por causa da falta de limpeza no local.

Por isso, confira algumas dicas para manter a higiene das orelhas do seu cão.

Como limpar as orelhas dos cachorros

Dicas para limpar as orelhas do seu cãoAntes de mais nada é necessário separar todo o material que será utilizado durante o procedimento. Lembre-se de deixar sempre tudo por perto, já que o cão poderá ter alguma reação inesperada que vai exigir que o dono fique por perto e segure o animal. Para fazer a limpeza será preciso cotonete, algodão e ceruminolítico, que ajuda na limpeza e pode ser encontrado na maioria dos pet shops.

Antes de partir para a limpeza, olhe com cuidado para analisar o local. Se houver uma grande quantidade de cera ou ainda exalar um odor muito forte, é recomendado nem tocar e levar o cachorro a um veterinário, porque a infecção já pode ter começado.

Caso não tenha muita cera, aplique um pouco do ceruminolítico no ouvido e depois passe o cotonete com delicadeza na orelha do animal. Cuidado para não colocar muito fundo a haste no ouvido do animal, porque poderá provocar dor.

Faça movimentos circulares com o dedo polegar na parte de baixo do ouvido para que o liquido fala efeito e consiga entrar melhor no canal auditivo. Depois disso, solte o animal e deixe ele chacoalhar a cabeça para que o liquido se espalhe melhor.

A limpeza da parte externa pode ser feito com o algodão molhado com ceruminolítico.

Não esqueça de sempre recompensar o seu cão quando ele se comportar durante o procedimento. 

Postado em .


Pela Web

Comentários