Que o gato é um animal dos mais higiênicos isso todo mundo já sabe. Mas nem por isso os felinos acabam dispensando completamente a ajuda dos humanos quando o assunto limpeza, muito pelo contrário. E uma das preocupações que as pessoas precisam sempre ter é justamente em relação a caixa de areia destes fofuxos.

Dicas de ouro para manter a caixinha do gato sempre limpa

Muitas vezes os donos, principalmente os de primeira viagem, acabam achando que para manter o local limpo basta apenas trocar a areia a caixa de tempos em tempos. Mas existem também alguns outros procedimentos que precisam ser levados em conta na hora de deixar a caixinha realmente limpa.

Confira algumas dicas fundamentais para deixar a sua caixa de areia do gato sempre limpa.

Material

Muitas pessoas se preocupam com o formato, mas na grande maioria dos casos qualquer recipiente pode servir para ser uma caixinha de areia. Mas o material a escolha do material é sempre muito mais importante. A caixinha sempre deve ser de um tipo de plástico que possa ser lavável com facilidade. Uma outra dica interessante: Evite comprar caixas com formatos cheios de dobras ou então com muitos acessórios pendurados, pois isso acaba tornando mais difícil o processo de lavagem.

Areia

Por mais que existam determinados tipos de areias que são mais recomendadas para evitar que o cheiro se espalhe, na verdade quem sempre vai escolher o tipo de areia é o próprio gato. De nada adianta comprar um tipo de areia especial se ele não aceitar. Mas existe uma dica interessante que aumenta a durabilidade da areia e pode ser utilizada para qualquer tipo: misturar farinha de mandioca, sendo que para cada 3 partes mistura-se uma parte de farinha de mandioca.

Área

Dicas de ouro para manter a caixinha do gato sempre limpa

Uma dica também sempre muito interessante é se preocupar com a área ao redor da caixa de areia. Muitas vezes o gato tende a espalhar uma grande quantidade de areia para fora da caixa, o que pode espalhar o mal cheiro. Por isso que a dica é sempre forrar com jornal o chão da caixinha de areia para evitar a sujeira no local.

Costume

O gato se acostuma muito facilmente com o uso da caixa de areia, mas também pode se desacostumar muito rápido. Por isso que é sempre muito importante que os donos nunca esqueçam de trocar a areia, já que muitos gatos tendem a simplesmente deixar de usar o item quando ele está sujo.