Os cachorros que possuem uma maior quantidade de pelos costumam sofrer um pouco mais, especialmente quando os donos não tomam os devidos cuidados. Eles precisam de um cuidado maior para que estes pelos não se tornem verdadeiros problemas na vida deles.

Dicas para se livrar dos nós dos pelos em cachorros

O crescimento dos pelos acontece da mesma forma como os cabelos nos humanos. Eles crescem o tempo todo, nunca param ao longo da vida deles. Além disso, os pelos mais velhos acabam sendo trocados, por isso que em determinadas épocas do ano eles acabam perdendo uma grande quantidade de pelos.

Procedimentos que são feitos por humanos, como a tosa e também a escovação, ajudam muito justamente neste processo de renovação. Os pelos velhos vão caindo e dando lugar aos pelos mais novos. Quando isso não acontece, os pelos velhos vão se unificando em nós, que podem se tornar muito incômodos para os cachorros, que ficam praticamente com um objeto estranho no seu corpo.

Confira algumas dicas para se livrar dos nós:

Dicas para se livrar dos nós dos pelos em cachorros

Acessórios corretos

  • Existem diferentes tipos de acessórios que podem ser utilizados para que fique mais fácil o processos de remoção destes nós. Confira alguns deles:
  • Escova de Pino: Muito parecidas com as utilizadas pelos humanos, mas que acaba sendo mais utilizada apenas para pentear os cães;
  • Rasqueadeiras: Elas são utilizadas para abrir o pelo dos animais, e podem ser encontradas de armar, com cerdas mais longas, ou mais rígida, que retira mais pelo em muita quantidade dos animais de estimação.
  • Desemboladores: São instrumentos que são basicamente compostos por lâminas que acabam cortando os pelos. Se não for utilizado da forma correta, pode acabar danificando os pelos dos animais.

Antes ou depois do banho?

O mais recomendado é que os nós sejam removidos depois do banho. Dessa forma eles acabam se tornando mais fáceis de serem identificados nos animais que possuem uma grande quantidade de pelos. Além disso, durante o banho é possível utilizar alguns produtos que tornam mais fácil os procedimentos.

Quando cortar?

Nas primeiras tentativas, é recomendado tentar remover os nós utilizando os equipamentos recomendados, como escovas e afins. Caso eles estejam muito difíceis de serem desembaraçados, o corte acaba se tornando a opção mais recomendada. Mas, neste caso, pode ser interessante que o cachorro passe por uma tosa completa.