O ouvido do cachorro é uma parte do fofuxos que exige uma boa dose de atenção e cuidado de parte dos seus humanos. Afinal de contas, trata-se de uma parte bastante sensível do animal de estimação e que pode acabar afetando negativamente diversos aspectos da sua saúde, se não for cuidado da forma correta.

Dicas para limpar a orelha do cachorro da forma correta

A produção de cera nos ouvidos dos cachorros funciona basicamente da mesma forma como nos humanos. A cera acaba sendo muito importante, uma vez que ela atua como uma proteção extra para o ouvido. Mas quando ela se acumula em grandes quantidades, pode acabar causando dores e até inflamações no ouvido.

Quando isso acontece, o cachorro costuma sentir bastante, não apenas por causa da dor que isso pode causar, mas principalmente em virtude da desorientação que isso causa, já que eles costumam utilizar bastante a audição para se orientar.

Vale lembrar que todos os cães precisam de cuidados esporádicos com suas orelhas, como limpezas e afins. Mas algumas raças acabam exigindo um cuidado ainda maior, especialmente aqueles que possuem as orelhas maiores e caídas. Isso acontece porque nestes cães a cera costuma ser produzida em maior quantidade, e o fato do canal auditivo ficar sempre fechado ela acaba piorando a situação.

Confira algumas dicas para manter a orelha do seu cachorro sempre limpa:

Posicione o cachorro da maneira correta

Antes de mais nada, é fundamental que o cachorro seja posicionado da maneira correta para que a limpeza seja feita. O cachorro deve ficar deitado confortavelmente no colo do dono ou em uma superfície na qual ele fique tranquilo e imóvel.

Utilize produtos de limpeza próprios para cães

Dicas para limpar a orelha do cachorro da forma correta

Existem diversos produtos disponíveis no mercado que facilitam muito a limpeza do ouvido dos cachorros. O ideal é consultar um veterinário para saber qual o produto será o mais indicado para o ouvido do seu cachorro, uma vez que os tipos e as marcas acabam diferindo em relação ao seu PH.

Remova o excesso

Depois que o produto for aplicado conforme recomendado na sua bula, é importante não esquecer de remover o excesso de limpeza que vai sair para fora. Isso pode ser feito com a ajuda de algodão ou gaze. Tenha cuidados ao utilizar itens como cotonetes, pois isso poderá machucar o animal.

Cuidados na hora do banho

É sempre importante tomar cuidado para que não entre água no ouvido do cachorro quando ele estiver tomando banho. Mas essa medida é ainda mais importante depois de uma limpeza, pois o ouvido ficará um pouco mais sensível por um determinado período de tempo.