Fofuxo.com

Dicas para lidar com a obesidade de cães depois da castração

Alimentação equilibrada é essencial para manter o animal com o seu peso ideal depois do procedimento.

A castração nos dias de hoje é um procedimento altamente recomendado. Com as atuais técnicas utilizadas pelos veterinários, o risco de que alguma coisa possa sair de errado na mesa de cirurgia é praticamente zero. Além disso, os benefícios são vários, como a prevenção de gestação indesejada e também de determinadas doenças.

Dicas para lidar com a obesidade de cães depois da castração

Mas um dos problemas que costumam acompanhar o processo de castração é o ganho de peso. O fato está diretamente relacionado com a alteração hormonal que acontece no organismo de cães logo após o procedimento. De um modo geral, o cachorro castrado acaba gastando menos energia nas suas funções vitais, e assim tende a ganhar peso.

O cachorro ou a cadela podem ficar ainda ais gordos se eles levarem um estilo de vida sedentário, com poucos momentos que eles conseguem gastar energia, e também quando combinado à uma dieta que não seja a mais recomendada para os cães.

Esta obesidade, que muitas vezes acaba sendo encarada pelo dono apenas como um problema da castração, pode acabar trazendo uma série de complicações para a saúde do animal que se sobrepõe aos benefícios do procedimento feito originalmente.

Dicas para manter o peso do seu cão

Dicas para lidar com a obesidade de cães depois da castraçãoPor isso, é extremamente importante que os donos fiquem muito atentos aos alimentos que o cachorro consome no dia a dia, especialmente depois que ele passa pelo processo de castração.

É recomendado que o dono do pet troque os alimentos por rações que tenham um maior controle da gordura, assim o ganho de peso será retraído. Além disso, as rações que são enriquecidas com fibras também trazem muitos benefícios porque conseguem aumentar a massa muscular do animal. Os petiscos extras que poderiam fazer parte da dieta do animal antes devem ser reduzidos ou até mesmo eliminados depois da castração.

Além da alimentação, é extremamente importante que o animal, assim que passar do período de recuperação da castração, seja estimulado a fazer atividades físicas que permitam com que haja uma queima de calorias mais acentuada. 

Postado em .


Pela Web

Comentários