Gatos possuem uma personalidade bem diferente da grande maioria dos cães. Essas características se manifestam das mais variadas formas, incluindo na hora em que eles comem. Alguns felinos podem comer bem qualquer tipo de comida voltada aos gatos, mas existem muitos felinos que podem apresentar dificuldades em comer.

Dicas para lidar com intolerância alimentar de gatos

Existe uma grande variedade de rações disponíveis para os felinos, com as mais variadas características. Alguns gatos podem apresentar problemas em se alimentar com determinados tipos de rações. Estes problemas podem ser manifestados quando eles simplesmente não comem ou quando eles comem e acabam apresentando algum problema de estomago.

O primeiro caso pode acabar demonstrando apenas uma questão de gosto de paladar dos gatos, o que realmente existe e pode ser decisivo, da mesma forma como acaba sendo para o humano. No segundo caso, existe um forte indicio de que o fato em questão tenha intolerância a ração em questão.

Intolerância vs Alergia

Dicas para lidar com intolerância alimentar de gatos

Existe ainda a possibilidade do gato ter alergia a algum dos elementos que podem ser encontrados na ração. E muitos animais conseguem identificar alimentos que podem lhe fazer mal antes mesmo dele ser ingerido. Enquanto a intolerância costuma causar reações como vômito, diarreia, fraqueza ou cansaço, a alergia pode apresentar outros problemas, que podem aparecer na pele em forma de feridas ou de edemas.

De qualquer forma, ao perceber qualquer um dos sintomas, recomenda-se que o felino seja levado para que um veterinário possa fazer uma analise completa do que pode estar acontecendo. Para melhorar o diagnóstico, é importante que as pessoas levem junto com o felino a ração ou qualquer outro alimento que tenha sido ingerido pelo gato antes de manifestar os sintomas.