A anemia, na grande maioria dos casos, é uma consequência de algum problema mais grave que possa estar acontecendo no organismo de uma pessoa ou de um animal. Com os cachorros não é diferente. Sempre quando existe um quadro que apresente uma considerável redução nas células vermelhas no sangue, a anemia surge.

Dicas para identificar anemia em cães

Nos cães, este é um quadro relativamente comum, até mais do que nos humanos. Muitas vezes, quando não se dá a devida atenção a alimentação do pet, ou quando eles ficam muito tempo suscetíveis a pragas como pulgas e carrapatos, a anemia costuma aparecer. Mas a anemia também pode ser o sinal de doenças mais graves, como determinados tumores que possam surgir.

As anemias podem ser regenerativas ou arregenerativas, isto é, podem melhorar ou não com o tempo e a produção de novas células pelo corpo. Existem diversos tipo de anemias. Elas podem ocorrer quando o sistema imune ataca o corpo (imunomediadas), por causa de hemorragias, de deficiência de ferro no organismo, do mal funcionamento de algum órgão, por parasitismo (carrapatos, pulgas), e até por doenças na medula óssea (anemia plásica).

Confira algumas dicas que podem ajudar a identificar a anemia em cães:

Fique de olho na gengiva

A anemia costuma ser percebida com mais detalhes quando as pessoas prestam atenção na gengiva dos seus fofuxos. Quando ela está bem vermelha, é sinal de normalidade. Mas quando ela se apresenta com um aspecto mais esbranquiçado, pode ser sinal de anemia. Dando uma leve pressionada na gengiva e verificando se ela fica branca por muito tempo é um sinal relevante de anemia.

Tente fazer algo que o cachorro gosta muito

Dicas para identificar anemia em cães

A anemia geralmente deixa o cachorro muito fraco, com pouca vontade de fazer qualquer coisa. Tentar fazer qualquer atividade que ele goste muito é uma boa forma de verificar como ele está neste aspecto. Se o cachorro recusar, pode ser um sinal de que a anemia está presente.

Verifique o peso

Se o dono achar que o cachorro perdeu peso de uma forma significativa e de maneira rápida, é um importante sinal que precisa ser verificado.