Por
publicado em Saúde
Escovar os pelos dos gatos devem fazer parte da rotina frequente de higiene que a pessoa deve ter para com o seu animal de estimação. A escovação ajuda a eliminar os pelos mortos e deixar eles sempre bonitos. E a escovação pode ser feita também nos gatos com pelos mais curtos, já que nestes o processo de escovação ajuda a criar um pelo mais brilhoso.
Confira algumas dicas interessantes na hora de escovar os pelos dos gatos.
Acostumando o gato ao hábito da escovação
Antes de mais nada é preciso acostumar o felino para que ele passe pelo processo de escovação sem problemas. Neste caso, é muito importante que ele a ter os seus pelos escovados quando ainda são filhotes. Assim eles não deverão apresentar qualquer resistência quando forem adultos.
Material necessário
Basicamente tudo que a pessoa precisa é de uma escova própria para pelos de gatos. É importante que as pessoas comprem modelos de acordo com o tamanho do pelo do seu felino, sendo que estes diferentes modelos são facilmente encontrados nas lojas especializadas.
Frequência da escovação
Para as raças de gatos com pelos grandes, o ideal é escovar todos os dias pelo menos uma vez. Já para os gatos de pelos médios a escovação pode ser feita uma vez por semana, o mesmo vale para os gatos com pelos mais curtos.
Como fazer a escovação
A escovação é simples de ser feita. Basta passar a escova sempre da cabeça em direção ao resto do corpo, acompanhando a direção do crescimento dos fios.
É importante que durante o processo os donos tenham cuidados em relação aos nós que surgem com uma determinada frequência nos felinos com pelos maiores. Ao se deparar com um, o dono precisa segurar os pelos e começar a passar a escova somente nas pontas até que o fio se desmanche. Este processo pode ser demorado, mas deve ser feito com cuidado para que o gato não se machuque.