Uma das maiores preocupações que gestantes possuem, tanto durante os 9 meses que antecedem o nascimento da criança como depois da chegada do bebê, está relacionada a presença de determinados animais de estimação em casa. Os cães acabam não sendo tão vistos como um problema que precisa ser enfrentado, mas geralmente os gatos acabam pagando o pato.

Dicas para gestantes e bebês conviverem com gatos dentro de casa

Mais do que informação útil e comprovada pela ciência, os gatos acabaram criando uma aura em torno deles em relação ao impacto negativo que pode acabar causando na saúde das pessoas, especialmente aquelas que já se encontram em condições mais frágeis, como crianças, idosos e também nas gestantes.

Mas veterinários são unanimes: não existe problema nenhum em ter, na mesma casa, crianças, gestantes e gatos. Tudo depende apenas de alguns cuidados que precisam ser tomados. Mas o fato é que os felinos podem ser considerados bem mais limpos do que outros animais de estimação que vemos por aí.

Confira algumas dicas para que essa convivência seja pacífica:

Longe da areia

A dica mais importante é se manter sempre longe da areia onde os gatos fazem suas necessidades. De fato, os felinos realmente acabam criando o hábito de fazer suas necessidades sempre dentro de uma caixinha de areia, e ali reside o perigo dos humanos acabarem pegando determinadas doenças. Por isso, as crianças devem ficar longe da caixinha, que deve ser limpa diariamente.

Vacine o felino

Dicas para gestantes e bebês conviverem com gatos dentro de casa

A grande maioria dos problemas sérios de saúde que podem ser contraídos de um gato, ou de qualquer outro animal de estimação, pode ser perfeitamente evitado quando eles estão devidamente vacinados.

Limpe e mantenha a casa arejada

Algo que costuma sempre levantar uma certa polemica em relação aos gatos dentro de casa são os pelos do animal. Eles realmente podem acabar desencadeando algum tipo de reação alérgica. Mas, na grande maioria dos casos, este é um problema que pode simplesmente ser evitado quando as pessoas conseguem manter a casa sempre arejada e limpa.