A grande maioria dos cachorros adoram uma boa atividade física, especialmente aquelas que são feitas ao ar livre, como caminhadas e corridas. De fato, correr com o cachorro pode se tornar uma excelente prática física, tanto para o cão quanto para a pessoa. Mas é preciso ter alguns cuidados antes de iniciar a prática.

Dicas para quem deseja começar a correr com seu cão

Confira algumas dicas para começar a correr com o cachorro.

De olho na raça

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas fiquem de olho nas características da raça do cachorro. Alguns deles podem ter mais dificuldade de fazer atividades físicas mais impactantes. Aqueles cachorros que possuem focinho, como bulldog francês, bulldog inglês e pug, acabam tendo mais dificuldade de respirar, o que pode ser um problema na hora da corrida.

Corra somente em horários apropriados

A temperatura do dia pode ter um impacto muito importante no desgaste físico. Portanto, é preciso sempre fugir daqueles horários nos quais o sol está mais presente, especialmente durante o verão. O ideal é concentrar as atividades antes de manhã cedo, até as 10h, ou então no final da tarde, a partir das 18h.

Não deixe o cachorro comer antes de correr

Dicas para quem deseja começar a correr com seu cão

É importante que os cães não consumam uma grande quantidade de comida ou ingira uma grande quantidade de água antes da corrida. Caso estejam com o estomago muito cheio, podem acabar ficando expostos a um quadro de torção ou dilatação gástrica.

Mantenha as vacinas em dia

Independentemente da atividade que fora realizada na rua, é de fundamental importância que as pessoas tenham em mente que os pets precisam estar em dia com todas as suas vacinas. Somente assim ele ficará protegido de grande parte dos problemas em relação a saúde que ficam expostos na rua.