Muitos donos de gatos podem encontrar dificuldades na hora da comida. E, realmente, alguns felinos acabam desenvolvendo algumas “manias” e comportamentos que podem fazer com que a alimentação não seja uma tarefa das mais fáceis. Além de não gostar de determinados tipos de alimentos, eles ainda contam com um grande instinto caçador, o que pode fazer com que ele simplesmente não tenha vontade de comer o que está apenas disponível no prato.

Dicas para deixar seu gato mais animado na hora da comida

Confira algumas dicas para incentivar os gatos a comer mais:

Cuidado na hora da escolha da ração

Os felinos possuem um olfato muito apurado, e eles costumam utilizar essa característica bastante na hora da escolha dos alimentos. Por isso, no momento da escolha da ração, não basta que ela seja saborosa. Ela também precisa ter um cheiro que agrade o felino. E isso precisa ser feito através de testes.

Cuidados com as trocas

Dicas para deixar seu gato mais animado na hora da comida

Uma outra dica importante é ter mais cuidado com o momento da troca da ração. Muitas vezes isso realmente é necessário, mas ela não deve ser feita de uma forma repentina. Essas trocas podem causar até problemas gastrointestinais. Portanto, faça a transição de maneira gradual, misturando a nova ração à antiga aos poucos, até o gato se acostumar.

Bola de Pelo

As tradicionais bolas de pelo também podem acabar se tornando um problema para os felinos no momento da alimentação. Por conta disso, é importante conferir se não existe nada obstruindo o trato gastrointestinal dos gatos, pois esse tipo de coisa também causa a perda de apetite.

Deixe ele sozinho

Mesmo que os gatos domésticos estejam todos acostumados com a presença das pessoas ao seu redor, e também de outros animais domésticos, nem sempre eles gostam da companhia na hora de comer. Portanto, caso o seu gato esteja com dificuldades de se concentrar na hora da alimentação, uma dica interessante pode experimentar deixar ele sozinho, pelo menos neste  momento.