Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

O banho seco é uma alternativa muito interessante para as pessoas que desejam manter a higiene do seu animal de estimação, mas sem depender propriamente de todo o ritual do banho. Ele não substitui completamente o banho completo dos animais, mas acaba sendo interessante para as épocas de temperaturas mais frias, nas quais os banhos acabam tendo que ficar mais espaçados.

Dicas para dar banho seco em cães e gatos

Confira algumas dicas para dar banho seco nos pets:

Remova sujeiras maiores

Antes de mais nada, é muito importante remover as sujeiras maiores que possam estar presentes nos cães. Dentre as sujeiras que podem ser encontradas estão grama, barro, pedrinhas enroscadas e outros tipos de sujeiras aparentes. Geralmente elas costumam sair com uma escovinha, mas tome cuidado com os pets que possuem pelos maiores.

Utilize produtos próprios para banho seco

Existem diversos sprays próprios para este tipo de limpeza, que basicamente são shampoos que podem ser borrifados diretamente sobre o pelo. Eles deixam os pelos umedecidos e não podem ser utilizados em grandes quantidades. Siga sempre as orientações da embalagem e nunca utilize produtos que sejam para humanos.

Escove bem os pelos do pet

Dicas para dar banho seco em cães e gatos

Com o spray aplicado, é importante dar uma boa escovada no pelo do pet para que os nós sejam removidos com mais facilidade e também para que os pelos mortos saiam e junto com outras sujeiras que ficam mais presas nesta camada do corpo do cachorro ou do gato.

Seque bem depois do procedimento

Segue os pelos dos pets, mesmo que o spray deixe apenas úmidos, é fundamental passar uma toalha seca ou então um secador, caso o dia esteja muito frio. Deixar os pelos húmidos por muito tempo pode causar problemas de pele no animal, e nos dias mais frios pode até memso causar algumas doenças.