Quando falamos das principais características dos felinos e que acabam diferenciando-os de outros animais, as unhas acabam sendo muito lembradas. Afinal de contas, essa estrutura acaba tendo um papel fundamental na vida dos gatos, mesmo para aqueles que acabaram sendo domesticados e que já não precisam utilizar seus instintos para sobreviver.

Dicas para cuidar das unhas dos gatos

Os gatos costumam utilizar as suas unhas para as mais variadas tarefas no dia a dia, desde agarrar objetos, escalar, arranhar e também se defender. Além disso, elas acabam tendo um papel muito importante na hora de garantir que os gatos consigam ter a mobilidade e o equilíbrio necessário para manter a movimentação ágil do dia a dia.

Mas, assim como as unhas de humanos e de outros animais, essas são estruturas que não param de crescer nunca. Mas no caso dos felinos, elas possuem algumas características especiais. As patas contam com estruturas que permitem com as unhas sejam escondidas. Mas quando elas estão muito grandes, acabam ficando para fora e podem acabar machucando as patas dos felinos.

Na natureza, as mais diversas tarefas que os felinos precisam desempenhar para se manterem vivos acabam ajudando a controlar o crescimento excessivo das unhas. Mas os gatos domésticos podem acabar tendo problemas com o crescimento das unhas. Por isso, é importante tomar alguns cuidados:

Dicas para cuidar das unhas dos gatos

- Ofereça arranhadores para os seus gatos. Estas são estruturas criadas e pensadas para atender as necessidades dos felinos, que costumam arranhar as coisas justamente para inibir o crescimento das unhas. Existem diversas opções disponíveis para compra nas casas especializadas.

- Corte as unhas dos seus gatos com acessórios próprios para isso. Caso os donos não se sintam confortáveis em realizar este tipo de procedimento, a grande maioria das Petshops acabam oferecendo este tipo de serviço. O corte ajuda na manutenção e a manter as unhas sempre em dia.

- Em alguns casos é possível apostar em acessórios conhecidos como unhas postiças para os gatos. Elas acabam sendo interessantes para os felinos que, por algum motivo, não usam o arranhador. Dessa forma, eles não estragam os objetos de dentro de casa.