Por
publicado em Saúde
Nem sempre você consegue manter a ajuda de um profissional nos cuidados do dia a dia do seu gato, por este motivo, veja algumas dicas interessantes para o auxiliar nesta tarefa e ter seus gatos sempre bonitos.
Escove o gato
Escovar de forma regular o felino auxilia na remoção de camada morta de pelos da pele antes que eles fiquem embaraçados, além de estimular os folículos da pele e diminuir a formação das possíveis bolas de pelo.
O ato de escovar de forma regular previne também a queda de pelos em excesso, o que contribui tanto para a saúde do gato como para a higiene de sua casa.
É fundamental ter cuidado ao passar a escova no abdômen do seu gato, já que os pelos que ficam nesta região são finos e sensíveis, e a escovação de forma indevida poderá gerar fortes dores e incômodos.
Cuidados ao aparar as unhas
Uma dúvida frequente é se é possível cortar ou não as unhas dos gatos. O crescimento exagerado das unhas pode gerar problemas de mobilidade e o que é preciso saber é que a superfície da unha conta com vasos e veias sensíveis, se forem cortadas de forma errada podem gerar dores, infecções e outros problemas de saúde.
A área da unha aparada deve ser apenas a de queratina, deixando assim a camada de derme intacta pois é nesta região que ficam as terminações nervosas. Veterinários recomendam ainda que este processo seja realizado desde os primeiros anos de vida, já que assim é criado o costume e o pet não sofrerá por estresse com os cortadores de unha de gato. E assim ficará feliz e bonito sempre que você desejar.