Por
publicado em Saúde
A chegada do verão vem com o aumento nas temperaturas, e com isto exigem diversos cuidados especiais para os animais de estimação. No caso dos dias mais quentes, estes convidam as pessoas para passeios ao ar livre, bem como praias e viagens, o bem estar dos pets requer a atenção redobrada nessa época do ano mais quente.
Conforme especialistas no assunto, os pets precisam de uma atenção especial sempre, e contrapartida as temperaturas mais altas do verão geram diversos incômodos aos animais, em especial aos cães que possuem um focinho curto, como por exemplo os cães de raça shih-tzus, pugs e bulldogs, entre outras raças. Além de tudo isto, no verão aumentam os riscos de desidratação, bem como infestação por parasitas, em especial pulgas e carrapatos, insolação e até mesmo as queimaduras.
Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença no cuidado com seu pet no verão
Ofereça sempre água limpa e fresca
É muito interessante deixar pelo menos de 1 a 2 cubinhos de gelo na vasilha durante o dia para manter a água sempre bem gelada. A partir disto, a ingestão de água costuma ser bem maior quando é feita desta forma, a água fresca auxilia a amenizar a sensação térmica gerada por altas temperaturas, em especial porque os cães costumam transpirar também através da boca.
Procure evitar passeios nos horários de maior radiação solar, entre ás 9 e 16hs.
Os passeios precisam sempre ser feitos de manhã cedo, até ás 8hs da manhã e a tarde a partir dás 17hs, tudo porque os cães possuem uma almofadinha nas patas que é chamada de coxin, estas são sensíveis a temperaturas mais altas, como a do asfalto, em horário de maior luminosidade.