Cachorros que contam com uma grande quantidade de pelos espalhados pelo corpo costumam chamar mais a atenção. Afinal de contas, quem não gosta de abraçar, ou se ver abraçando, um cão que parece um grande urso de estimação?         Existem diversas raças de cães cujos pelos costumam ser a parte mais vistosa, e são esses que acabam exigindo mais cuidados de parte dos seus donos.

Dicas e cuidados com cães peludos

Antes de mais nada, é sempre importante entender que os pelos não podem ser considerados apenas como elementos que saltam a vista dos olhos dos humanos. Eles também acabam exercendo algumas funções fundamentais no dia a dia dos cães. Uma das principais funções dos pelos acaba sendo realmente manter o animal aquecido.

Mesmo os cães que parecem ter um corpo volumoso em função dos pelos podem vir a ter um corpo bem magro, o que acaba ficando bastante claro quando os animais passam pela tosa. Ou seja, quando estes cachorros ficam sem os seus pelos, a tendência é que eles sintam frio. E estes pelos exigem que os donos dos animais tomem determinados cuidados para que eles não acabem se tornando os inimigos.

Confira algumas dicas que podem ajudar a manter os pelos do seu fofuxos sempre em dia:

Escova

O processo de escovação dos pelos dos animais que contam com os fios maiores do que a média acaba sendo importante por diversos motivos, mas especialmente para promover a chamada renovação dos fios. Ou seja, os fios velhos caem e abrem espaço para que os fios novos nasçam de uma forma mais efetiva. O ideal é que os donos passem a escova nos cachorros todos os dias, mas se isso for impossível, pelo menos 3 vezes por semana.

Secagem

Dicas e cuidados com cães peludos

Os cães de pelos mais curtos costumam se secar bem rapidamente, especialmente nos dias mais quentes do verão. Já os cachorros que contam com os fios maiores e mais volumosos precisam passar por um secador, uma vez que a pele fica húmida por mais tempo e pode acabar ocasionando uma série de doenças de pele, como micoses e afins.

Banho

Na hora do banho, é sempre muito importante utilizar os produtos que foram feitos especialmente para os cães. A hidratação também acaba sendo importante para os cães peludos, mas neste caso os cremes também devem ser feitos especialmente para os cachorros.