A saúde da boca dos cães poderá se revelar comum se o pet possui algum tipo de doença grave. Situações de mau hálito poderá indicar que ele está sofrendo de algum tipo de doença periodontal, esta que é comum em pelo menos 80% dos cães com mais de três anos, podendo gerar complicações sérias, entre elas a perda de dentes, e a migração de bactérias para os rins, fígado e até mesmo para o coração.

Dicas para o cachorro gostar de escovar os dentes

É possível sim fugir deste problema evitando o acúmulo da placa bacteriana, esta que poderá evoluir para a formação de tártaro, e ainda causar a deterioração de tecidos que sustentam os dentes, como por exemplo a gengiva e o osso alveolar. Todos os cuidados com a saúde bucal deverão ser específicos para a saúde bucal dos cães, e as visitas frequentes ao veterinário.

Veja algumas dicas que poderão fazer toda a diferença neste processo

A pasta de dente veterinária possui um sabor agradável aos cães, facilitando desta forma a escovação dos dentes, a sua utilização, porém não é obrigatória, já que a fricção de escova já é algo suficiente para limpar os dentes do cãozinho.

Dicas para o cachorro gostar de escovar os dentes

Seja bastante delicado com a utilização de uma escova dental, e use uma que conte com cerdas macias, evitando assim possíveis lesões. Escovas para humanos podem sim ser utilizadas, mas as versões veterinárias possuem uma grande vantagem em ergonomia, já que são desenvolvidas dee acordo com a anatomia oral dos cães.

Jamais se utilize de pasta dental para humanos, já que o teor de flúor presente nelas é algo tóxico para os animais de estimação.

Além disto, para utilizar este produto, o cão deverá estar bem acomodado, além disto, as carícias e os mimos ajudam a o deixar mais belo e receptivo para a escovação.