As altas temperaturas do verão costumam afetar o comportamento de todos, incluindo dos animais de estimação. Cachorros acabam demonstrando, de uma forma mais visível, quando estão passando calor. Mas os gatos também podem ter problemas quando os dias ficam mais quentes.

Dicar para refrescar os gatos no verão

A grande maioria dos felinos gostam bastante de ficar expostos ao sol, mas no verão isso pode acabar se tornando um problema. Insolação é algo que não se dá apenas nos humanos, mas também pode acabar dando nos felinos quando eles ficam muito tempo expostos aos raios de luz de sol.

Dentre os sintomas que podem ser percebidos nos gatos que estão sofrendo com a insolação estão respiração ofegante, dificuldade em respirar, intensa coloração vermelha nas mucosas, febre, vômitos, sangramento nos casos mais graves. Estes são sintomas que devem acender um alerta vermelho, sendo recomendado a consulta imediata com um veterinário.

Mas para que não chegue neste ponto, existem algumas alternativas interessantes que podem ajudar a manter o seu felino refrescado nestes dias mais quentes do ano:

Mantenha o ambiente mais fresco

Tente controlar o ambiente onde o gato fica mais tempo, deixando as persianas baixas ou as cortinas fechadas quando o sol estiver pegando no local. Também é importante manter as janelas abertas, desde que elas tenham proteção para evitar que o gato fuja. A utilização de ventiladores nos ambientes também ajuda a refrescar o local.

Certifique-se que o seu gato esteja tomando água

Dicar para refrescar os gatos no verão

Muitos acabam não gostando muito de beber água parada. Com isso, pode ser interessante investir em acessórios que fazem com que o gato sempre tenha uma água corrente para que possa se refrescar. Em último caso, deixe a porta do banheiro aberta, pois os gatos costumam procurar água nestes locais, que geralmente são mais frescos.

Utilize toalhas umedecidas

Dar banho em gatos geralmente é uma tarefa mais complicada do que nos cachorros. E mesmo no verão, dar banho nos felinos com mais frequência acaba sendo algo não recomendado, já que os pelos destes animais podem acabar sofrendo com a ação da água e dos produtos. O mais interessante é optar por toalhas umedecidas para limpar e ajudar a refrescar os felinos.