Fofuxo.com

Dias de chuva devem gerar cuidados redobrados com o seu pet

Frio e chuva podem causar uma série de doenças imediatas no seu animal de estimação.

Durante o verão, nos dias mais quentes do ano, é natural que muitos donos que possuem pátios em sua casa brinquem com seus cachorros na água e até mesmo na chuva. Algumas raças simplesmente amam água e a atividade nestes dias pode ser muito divertida para eles.

Dias de chuva devem gerar cuidados redobrados com o seu pet

Mas no inverno isso pode causar uma série de problemas. Afinal de contas, água e frio não combinam para os bichos de estimação, especialmente aqueles que podem já possuir algum problema de saúde ou que estão com uma idade mais avançada.  Esta combinação pode causar doenças imediatas, sendo que algumas podem se tornar bastante graves.

E o problema acontece tanto com os cães quanto com os gatos. Muitas pessoas pensam que os felinos, com a sua independência, consegue “se cuidar” sozinhos, mas não é bem assim. Apesar de manter os seus extintos, os gatos domesticados acabam tendo seu organismo mais fragilizado. Pegar chuva na rua pode também causar problemas para estes animais.

Principais doenças

Dias de chuva devem gerar cuidados redobrados com o seu petDentre os principais problemas de saúde que podem ser ocasionados por causa desta combinação de frio e chuva podemos destacar as seguintes:

Hipotermia: Os animais molhados que acabam sendo expostos ao frio podem ter a temperatura do corpo bruscamente derrubadas. Além de ser um problema por si só, a hipotermia ainda pode abrir as portas para doenças mais sérias, como gripes e pneumonias. O ideal aqui é manter o animal abrigado, de preferência em um local seco e sem entrada de correntes de ar.

Problemas articulares: Naturalmente, com o frio estes problemas já surgem com mais frequência, mas o cachorro molhado acaba potencializando o surgimento de dores nos ossos e na articulações;

Problemas de pele: Os problemas de pele também aparecem rapidamente quando o cachorro ou o gato ficam muito tempo molhado quando está frio. Isso acontece porque os pelos acabam demorando mais tempo para ficarem secos, e assim cria-se um cenário perfeito para a ação de fungos e bactérias.

Como evitar os problemas?

Simples, mantenha o seu animal de estimação o mais seco possível. No caso do cachorro, o ideal é não deixar que ele saia na rua nos dias de chuva. Caso tenha que sair para fazer suas necessidades, o ideal é secar bem ele, de preferência com um secador.

Os gatos também devem ser impedidos de sair com o tempo ruim. A utilização de roupas pode ajudar a evitar que a água entre em contato diretamente com a pele, mas assim que ele voltar, é preciso imediatamente trocar a roupa por uma seca. 

Postado em .


Pela Web

Comentários