A diarreia em gatos não chega a ser considerado algo grave e nem incomum no dia a dia. Os felinos costumam apresentar o problema com algumas diferenças em relação aos cães, mas mesmo assim o quadro é bastante comum. A diarreia nos felinos costuma ser mãos facilmente percebida pelos seus donos, já que eles quase sempre fazem suas necessidades na sua caixinha de areia ou na rua.

Diarreia em gatos – Entenda o que pode estar por trás

Mas é muito importante que os donos de gatos encarem a diarreia não como uma doença em sí, mas sim como um sintoma de alguma coisa que pode não estar indo tão bem na saúde do seu pet. Por isso, o tratamento nunca deve ser feito para a diarreia em sí, mas sim u em cima de uma investigação que visa entender o que está acontecendo.

A diarreia quando aparece de forma isolada quase sempre está relacionada aos problemas digestivos dos felinos. Pode ser desde um simples alimento que acabou não caindo bem para o gato até uma infecção ou algo um pouco mais grave. Mas quando a diarreia é acompanhada de outros sintomas, pode ser sinal de uma doença mais grave.

Confira alguns destes problemas de saúde que podem estar por trás da diarreia em felinos:

Mudanças na alimentação

Diarreia em gatos – Entenda o que pode estar por trás

Esta causa é bastante comum e também uma das mais brandas em relação ao surgimento da diarreia. De um modo geral muitos gatos acabam se tornando intolerantes a determinados alimentos, e sempre que acontece alguma mudança mais brusca eles acabam sentindo isso na pele. O principal indício deste problema em relação a diarreia são episódios pontuais, onde os felinos rapidamente conseguem se recuperar.

Infecção alimentar

Já os quadros de infecção acabam sendo mais graves, geralmente provocado por algum alimento que não tenha apenas sido rejeitado pelo organismo do felino, mas que também tenha agredido o sistema de alguma forma. Geralmente são episódios que começam com diarreias fracas mas que vão evoluindo com o passar do tempo.

Vírus, bactérias, vermes e parasitas

Qualquer presença estranha no organismo do gato que possa provocar doenças mais sérias também podem provocar quadros de diarreia. Por isso é extremamente importante que o felino seja levado para um veterinário, com o objetivo de realizar uma investigação mais profunda sobre o que pode estar acontecendo.

Envenenamento

Este é um caso bastante frequente também em relação aos felinos, já que eles acabam ficando muito suscetíveis na medida que passam a noite passeando pela rua e entrando em casas que não são as suas. Também é um caso grave, que exige a ida imediata do gato para emergência. Se a diarreia começa forte logo pela manhã depois do felino ter passado a noite na rua, o envenenamento pode ser uma forte possibilidade.