Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

As pessoas que estão tendo os seus primeiros filhotes de gatos podem acabar se surpreendendo com algumas coisas que acontecem durante este processo de evolução. E um dos momentos que pode ser considerado como o mais tempo nesta relação que está sendo construída é quando os primeiros dentinhos do felino começam a cair.

Dentes de leite em gatos: Saiba o que fazer quando eles começam a cair

Antes de mais nada, é sempre importante lembrar que este é um processo natural, que costuma acontecer com muitos mamíferos. Os gatinhos nascem com os seus primeiros dentes, que são chamados de leite, que depois acabam caindo e dando lugar aos dentes que vão acompanhá-los o resto da sua vida.

Para quem ficar um pouco perdido sobre o que fazer neste momento, os dentes de leite costumam não oferecer grandes problemas no dia a dia. Quando as estruturas começaram a ficar amolecidas, a tendencia é de que eles caiam. Se tudo acontecer normalmente, todo o procedimento vai acontecer de uma forma quase que imperceptível.

Unhas do cachorro: confira os principais cuidados

Em alguns casos, os dentes de leite podem demorar um pouco mais para caírem. Neste caso, os felinos podem começar a sentir algum tipo de incomodo, sendo que o mais comum é uma coceira nas gengivas. Neste período, pode ser que o felino comece morder mais coisas do que o normal. Pode ser interessante oferecer alguns tipos de brinquedos para que eles não mordam os móveis de casa, por exemplo.

É importante lembrar também que não é muito recomendado que as pessoas façam qualquer tipo de procedimento de limpeza nos dentes dos gatos quando eles ainda são de leite. Mas, depois que eles estiverem com suas estruturas permanentes, pode ser interessante fazer uma escovação de tempos em tempos.

A escovação dos dentes dos felinos deve ser feita somente com produtos próprios para isso, como pasta de dente para pets e escovas pequenas e macias.