Por
publicado em Saúde
Assim como acontece com os cães, os gatos também podem apresentar problemas em seus dentes. Na grande maioria dos casos estes problemas acabam surgindo no dia a dia, sendo agravados especialmente por causa do estilo de vida que os felinos acabam tendo dos humanos.
A ração úmida, por exemplo, contém substâncias que podem prejudicar a dentição destes felinos, que já são mais frágeis justamente pelo processo todo de domesticação que os gatos passaram ao longo dos últimos anos.
Principais problemas
Os principais problemas que podem surgir nos dentes dos gatos são praticamente os mesmos que podem ser diagnosticados nos seres humanos quando estes não realizam os procedimentos de cuidados necessários: Tártaro, doença periodontal, desgaste do esmalte e perda de dentes são os mais comuns. Mas também existem alguns outros que podem se tornar um pouco mais graves, como é o caso das úlceras que podem aparecer nas bocas dos felinos.
Escovação
A escovação dos dentes dos felinos é recomendada especialmente par aos gatos que se alimentam frequentemente com rações úmidas ou qualquer tipo de outro alimento que não seja a ração seca. O procedimento deve ser feito apenas com escovas e cremes feitos exclusivamente para esta finalidade.
O procedimento é simples, mas é muito recomendado que os donos acostumem o seu gato com a escovação desde cedo, caso contrário ele poderá apresentar uma certa resistência quando for adulto. Confira um vídeo que mostra um pouco do processo de escovação dos dentes dos gatos:
Ração
Uma outra dica muito importante, especialmente para os gatos que já apresentam ou que costumam apresentar costumeiramente problemas dentais, especialmente mau hálito, é aumentar a quantidade de ração seca ao invés de oferecer a ração úmida na alimentação do felino.
A reação seca ajuda muito na remoção da chamada placa bacteriana, que acaba se formando com restos de comida que vão ficando presos nos dentes dos gatos. Além disso também existem algumas rações secas que são mais especificas para a remoção destas placas e que realmente podem ajudar muito nos cuidados com a saúde bucal dos felinos.