Os dentes dos felinos não ficam á mostra, diferente dos cães, que exibem seus dentes de maneira constante. No caso dos gatos, estes apenas oferecem vislumbres rápidos dos dentes durante bocejos convencionais.

Dentes de gatos caindo: O que fazer?

Se você perceber que seu gato está perdendo dentes, é importante investigar, fazendo com que seu gato abra a boca para tentar visualizar se algo visível está ocorrendo e principalmente saber como o ajudar.

Os dentes de gatos filhotes

Em gatos filhotes é comum os dentes caírem, já que eles contam com troca de dentição. Os filhotes de gatos nascem sem dentes, mas eles aparecem entre 3 a 4 semanas. Estes primeiros dentes são um total de 26, conhecidos como dentes decíduos ou de leite.

Dentes de gatos filhotes são minúsculos, translúcidos e principalmente afiadíssimos. É isso que gera o desconforto nas mamães gatas quando seus filhotes alcançarem seis semanas de idade e continuarem mamando. Durante esta fase, o desmame é um alívio para a mamãe.

Com qual idade os gatos perdem os dentes?

Por volta do terceiro ou quarto mês, os gatos perdem os dentes de leite, estes que são substituídos de forma gradativa até que eles completem 8 ou 9 meses de idade.

Dentes de gatos caindo: O que fazer?

A dentição de um gato adulto é formada por pelo menos 30 dentes, destes quadro caninos, 12 incisivos, 10 pré molares e quatro molares.

Salvo se ocorrerem doenças ou problemas orais, estes são os dentes que permanecem no gato até sua idade avançada.

Não é possível evitar a queda de dentes dos gatos, mas para evita este problema, como forma de prevenção, é interessante seguir uma rotina rigorosa de higiene dental adequada. O veterinário poderá sugerir um alimento seco especial de fórmula dental para aumentar remoção de placa.

Anualmente é necessário fazer uma limpeza com veterinários que irão aplicar sprays de boca e produtos para auxiliar seu animal.