Para quem possui um cachorro de estimação, todos os cuidados são poucos para que os animais consigam ter uma boa qualidade de vida e estejam livres de problemas e doenças que surgem no dia a dia. Algumas partes do corpo do seu animal acabam merecendo um cuidado todo especial, como as patas por exemplo.

Cuide das patas do seu cãozinho

Afinal de contas, as patas são de fundamental importância, pois sustentam o pet o dia inteiro (isso quando ele não está dormindo é claro). Quando as patas do seu pet não são bem cuidadas os animais podem sofrer até mesmo com dificuldades de locomoção.

Confira algumas dicas para manter as patas do seu cachorro em dia e faça o seu check-list.

Unhas

As unhas do ser aparadas frequentemente. Geralmente os veterinários falam em um período de dois em dois meses, mas o que realmente conta é a observação do dono em relação ao tamanho das unhas. Quando elas ficam grandes demais elas começam a formar uma curvatura para frente. Isso pode machucar o animal quando ele caminha, por isso é muito importante o corte.

O mais recomendado é levar até um petshop para que eles façam os cortes. Geralmente o serviço é oferecido juntamente com o banho. Mas existem também alguns aparelhos feitos especificamente para o corte. Neste caso, o dono deve tomar cuidado para nunca cortar acima da marca vermelha da unha.

Cuide das patas do seu cãozinhoTosas higiênicas

Para as raças de cães que possuem mais pelos na pata, é fundamental também realizar a chamada tosa higiênica. Este corte evita que os animais tenham uma grande quantidade de pelos na suas extremidades, evitando assim acumular uma grande quantidade de sujeira. Os pelos em excesso na parte de baixo das patas também podem ocasionar alguns acidentes, como escorregões.

Cuidados com as temperaturas extremas

Um outro cuidado importante que os donos devem ter com seus cães é na hora do passeio. É importante tentar evitar sempre o contato direto das patas dos seus pets com o chão quando ele está muito quente ou muito frio, pois isso poderá ocasionar problemas no chamado Coxim, que é aquela almofadinha que fica na parte de baixo das patas dos animais.