Fofuxo.com

Cuidados com as picada de insetos

Alguns cães podem ser muito sensíveis a picadas de insetos como abelhas e moscas. Saiba o que fazer.

Assim como acontece com os humanos, os animais também podem apresentar diferentes reações ao ser picado por um inseto. No caso dos cachorros, alguns animais podem ter uma reação conhecida como choque anafilático, e ela pode ser causada por uma variedade de insetos e animais peçonhentos, como moscas botucas, vespas, marimbondos, abelhas, aranhas, escorpiões, etc.

Cuidados com as picada de insetos

O problema costuma acontecer principalmente com os cães que ficam mais tempo do lado de fora de casa, como o pátio, do que com os que ficam mais protegidos dentro da residência.

Saiba mais sobre o choque anafilático

O choque anafilático é caracterizado como uma reação alérgica que ocorre pouco tempo depois ao animal que acaba sendo exposto a uma substancia causadora de alergia, que no jargão médico é chamada de Alérgeno. Dependendo da potência desta reação, alguns animais podem até mesmo vir a óbito.

A morte geralmente acontece porque a reação provoca uma dilatação nas veias e também uma obstrução respiratória na altura do pescoço, que faz com que o animal sofra com asfixia. O choque anafilático que não causa a morte do animal pode causar alguns outros problemas, como dano cerebral, insuficiência renal, dentre outros.

Como descobrir a picada

A picada de inseto que causa alguma reação alérgica mais forte no animal pode ser facilmente percebida nos animais que possuem pelos mais curtos, mas no caso dos mais peludos pode ficar um pouco mais complicado.

Geralmente o local da picada fica inflamado, com uma área vermelha e também com a produção de pus em alguns casos, característica principal da inflamação. Em alguns casos a picada pode causar uma dor no local, que poderá ser sentida pelo animal todo o tempo ou apenas quando a pessoa passa a mão.

Sinais do choque anafilático

Cuidados com as picada de insetosComo o choque anafilático pode ser a reação mais forte e violenta que o animal pode ter a determinada picada, aprender a reconhecer os principais sintomas do problema pode ser essencial para conseguir salvar a vida do cão. Geralmente o cachorro começa a apresentar tremores, dificuldade de respirar, fadiga, vômitos e inabilidade para andar.

Não existe nada que a pessoa possa fazer com o animal em casa quando ele apresente este sinal, a única coisa é realmente levar o cão até o veterinário para que os exames necessários sejam feitos. Caso o dono encontre algum inseto que possa ter causado a picada nas proximidades do local onde o cão começou a passar mal, pode ser uma informação que vai ajudar o veterinário com um atendimento mais eficaz e rápido.

Outros problemas com as picadas

Caso o animal não tenha uma reação alérgica muito violente, a picada de inseto é algo que vai se curar naturalmente. No caso do cão começar a se coçar muito, algum medicamento como antialérgicos podem ser ministrados, mas sempre com a indicação do veterinário.  

Postado em .


Pela Web

Comentários