A presença dos cachorros dentro de casa é algo cada vez mais natural. O tratamento dado para os fofuxos, que acabam se tornando praticamente filhos de casais e famílias, também é cada vez mais evidente, o que pode ser atestado especialmente pela grande quantidade de produtos e serviços lançados para os fofuxos todos os dias.

Cuidados em excesso também podem prejudicar cachorros

Mas muitos especialistas chamam a atenção para o fato de que alguns mimos em demasia podem acabar prejudicando a saúde e o bem-estar dos cachorros. E isso acaba sendo feito, quase sempre, na melhor das boas intenções, pois as pessoas querem apenas o bem dos seus animais de estimação.

Confira alguns pontos que devem ser levados em consideração pelos donos dos fofuxos:

Roupinhas

Elas se tornaram itens obrigatórios para diversos donos. Mas nem sempre elas são necessárias, sendo que em alguns casos podem prejudicar. Os cachorros dependem muito da troca de calor com o ambiente, e as roupas podem prejudicar. Elas acabam sendo recomendadas apenas no inverno, mas sempre é importante salientar que os cachorros acabam tendo uma resistência muito maior ao frio do que os humanos.

Acessórios

Outros itens que acabam sendo bastante dispensáveis para os cachorros no dia a dia são os acessórios que acabam não tendo utilidade nenhuma. É claro que aqueles que são utilizados para segurança do animal são importantes. Mas itens como prendedores de cabelo, por exemplo, acabam deixando o animal desconfortável na maioria dos casos.

Banhos

Cuidados em excesso também podem prejudicar cachorros

São importantes, mas nunca devem ser dados em demasia. Os cães podem tranquilamente tomar dois banhos por mês nas estacoes mais quentes. No inverno, a recomendação é reduzir apenas para um banho mensal. E devem ser utilizados apenas produtos que realmente contribuam para a limpeza do animal, nada de utilizar perfumes fortes, pois eles prejudicam a sensibilidade do olfato dos cães.

Brinquedos com som

A audição dos cachorros é muito melhor que a dos humanos, por isso eles costumam sofrer muito com fogos de artificio. Por este mesmo motivo, não é recomendado dar aos animais brinquedos que façam barulhos muito altos ou agudos.