Por
publicado em Saúde
No próximo da 21 de junho começa a estação mais fria do ano em todo o Brasil, inverno. Enquanto que em determinados estados o frio nem chega a passar, em outros os dias gelados já começaram faz tempo. É o caso da região sul e sudeste do Brasil, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. E com a chegada do frio também temos que pensar nos nossos animais de estimação.
Algumas pessoas podem pensar que os gatos não sofrem com a chegada do inverno, afinal de contas possuem uma boa camada de pelos por cima da sua pele. Mas até mesmo os gatos mais peludos podem sentir bastante frio dependendo das condições climáticas do ambiente. É claro que eles não costumam sentir tanto frio quanto os cachorros, mas mesmo assim é importante que os donos tomem alguns cuidados.
Hora de dormir
Um dos principais cuidados que os donos devem ter com os seus gatos é na hora que eles precisam dormir. Afinal de contas, durante este tempo eles passam a estar mais vulneráveis. Caso o gato costume dormir ao relento, é fundamental que durante os dias mais frios do ano ele tenha uma cesta ou ambiente mais protegido da umidade que vem do chão para dormir. Além disso é muito recomendado que este espaço fique dentro de um local coberto e seco.
Nas noites mais frias, os donos podem colocar um cobertor velho para que seu gato durma, bem como também uma bolsa de água quente enrolada em uma toalha para que ele fique mais quentinho.
Roupas
Os gatos são mais resistentes que os cachorros na hora de vestir roupas, mas pode ser que seja realmente importante agasalhar o bichano para que ele não passe tanto frio. O ideal é acostumar com as roupas desde filhote para que ele não estranhe tanto assim durante o inverno.
Complicações
Assim como nos humanos, a falta de determinados cuidados enquanto o gato está passando pelos dias mais frios do ano pode causar uma série de complicações, como gripes e resfriados.