Nenhum dono gosta de ver o seu pet passar por qualquer tipo de problema, especialmente os que estão relacionados a saúde e o bem estar do animal. E como eles ainda não consegue se comunicar de uma maneira mais efetiva com as pessoas, cabe aos donos observarem os sinais que podem indicar de que alguma coisa pode estar errada.

Conheça os motivos que podem fazer com que o seu cachorro esteja mancando

Um dos sinais mais fáceis de serem percebidos é quando o cão começa a mancar. Muitas vezes o cachorro está andando normalmente quando começa a evitar tocar uma das pautas no chão ou caminhar de uma forma estranha. O mesmo pode acontecer também quando eles estão correndo.

Existem diversos motivos que podem fazer com que um cachorro comece a mancar. É importante que os donos fiquem atentos aos demais sinais para conseguir entender o que realmente pode estar acontecendo com o seu pet e se o caso pode ser grave ou não.

Problemas nas patas

De uma forma geral, os cães podem acabar apresentando problemas nas patas, a base de todo o movimento de deslocamento do cão. Ele pode estar com algum tipo de machucado ou de ferida na parte de baixo ou entre os dedos. É importante fazer uma boa checagem para descobrir se não existe nenhum indício externo de problema nesta região. Cortes e ferimentos nesta região geralmente são simples de serem resolvidos.

Existe também a possibilidade que algum parasita tenha se instalado nessa região, como é o caos do famoso bicho de pé. Neste caso, é importante o acompanhamento de um veterinário caso o dono não saiba ao certo como proceder.

Infecções

Além destes problemas mais superficiais nas patas, como cortes ou pequenas alergias que podem estar se transformando em machucados, existem também algumas infecções que poderão acabar acontecendo nesta região. As infecções de pele também causam dor, e podem fazer com que os animais manquem. Este tipo de problema exige cuidados externos e muitas vezes também exige algum tipo de medicação para controlar a infecção.

Conheça os motivos que podem fazer com que o seu cachorro esteja mancando

Luxações

As luxações na patela são relativamente comuns em determinadas raças, especialmente em cachorros muito ativos. Podem acontecer na idade adulta causam dor quando eles tentam se movimentar. Em alguns casos existe a necessidade das pessoas terem que recorrer a procedimentos cirúrgicos para corrigir o problema.

Rupturas

As rupturas de ligamento também podem ocasionar este tipo de sintoma nos cães. Ela pode acontecer tanto em acidentes domésticos quanto em acidentes mais graves, quando o cão for atingido por algo que esteja em uma velocidade maior, por exemplo. Também exige exames com imagens e tratamento específico em veterinários.