Conheça os diferentes tipos de areia de gato

Características das areias podem fazer diferença para o seu felino.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Saúde

Uma das grandes vantagens de se ter um gato dentro de casa ou dentro do apartamento está nas questões relacionadas a limpeza. Afinal de contas, os felinos são conhecidos justamente por serem criaturas mais preocupadas com a sua higiene do que os nossos amigos cães. Eles geralmente costumam fazer as suas necessidades sempre no mesmo local, que são os sanitários preparados com as famosas areias.

Mas o que alguns donos de primeira viagem podem não saber e até mesmo estranhar ao entrar em um pet shop ou então em qualquer local que venda artigos para felinos é que não existe apenas uma areia para higiene dos gatos. Existem diferentes tipos, e eles acabam tendo algumas características que o tornam específicos para determinadas situações ou determinados felinos.

Dicas gerais

Antes de entender melhor quais são os tipos de areia que estão disponíveis para os gatos, é importante salientar que quando estamos falando do local onde os felinos vão fazer suas necessidades é importante que a caixa fique sempre no mesmo local, já que os gatos não são muito adeptos as trocas.

Além disso, quando as pessoas possuem mais de um felino, o ideal é ter sempre uma caixa para cada gato. Na grande maioria dos casos não é preciso ensinar os felinos a utilizar a caixa e eles geralmente também conseguem se entender com relação a qual gato fica com qual caixa.

Tipos de areias para gatos

Confira os diferentes tipos de areia higiênicas para gatos:

  • Madeira – Este tipo de areia é feito com um material biodegradável, o que torna este tipo de areia mais interessante para quem se preocupa com o meio ambiente. Este tipo de areia geralmente oferece uma boa absorção e também consegue controlar muito bem os odores da urina ou das fezes dos gatos. Mas este tipo de areia precisa ser peneirada ao longo do dia.
  • Sílica – Esta areia é a mais vendida no Brasil. Ela conta com um grande poder de absorção dos líquidos, eliminando praticamente por completo o forte odor que muitas vezes a urina dos felinos acabam tendo. Essa areia costuma ser mais cara do que a feita de madeira, mas apresenta um melhor resultado e também é mais prática.
  • Granulada – O grande problema desta areia é que ela não consegue controlar muito o odor da urina, mas é mais barata e acaba apresentando um bom resultado quando utilizada em ambientes externos.
  • Pedrinha – Este tipo de areia costuma ser a mais barata de todos os tipos. Mas o grande problema é que ela não consegue absorver muito os líquidos, formando algumas poças quando o gato urina na sua caixa, e consequentemente a urina pode ter o seu odor espalhado pela casa ou apartamento.