Por
publicado em Saúde
O que acontece quando um cachorro perde muito sangue e precisa ser atendido em um centro de urgência especializado em animais? Assim como os humanos, a reposição do sangue perdido é fundamental para a recuperação do animal. Não apenas quando ele sofre acidentes, como também em momentos delicados, como quando eles passam por uma cirurgia, por exemplo.
A doação de sangue de cachorros é importante para garantir o funcionamento destes centros de atendimento. E, exatamente como acontece com os humanos, os cães saudáveis podem doar sangue para manter os estoques em dia e garantir que outros animais possam ser salvos.
Algo que costuma dificultar o trabalho de manutenção dos bancos de sangue caninos é o fato de que os cachorros contam com mais de 13 grupos sanguíneos diferentes, que acabam variando de acordo com a raça. O labrador, por exemplo, tem o tipo sanguíneo mais comum.
Quais cachorros podem doar sangue
Par garantir que o sangue que está sendo coletado do animal realmente consiga ajudar outros cachorros e também para que o processo de coleta não prejudique o doador, existem alguns critérios para os cães:
- Idade entre 1 e 8 anos
- Peso mínimo de 27 kg
- Temperamento dócil
- Vacinação e vermifugação atualizadas
- Controle de pulgas e carrapatos
- Não apresentar doença ou transfusão prévia
A colega de sangue acontece através da veia jugular do animal. Por isso, é fundamental que ele tenha o temperamento dócil e que já esteja acostumado com este tipo de local.