Por
publicado em Saúde
Se você possui um cão, sabe bem como é que eles sofrem por conta de vermes parasitas. Logo em seguida iremos falar de forma geral dos tipos de vermes em cães, com a finalidade de saber o que aflige seu cão amado, e ainda saber de forma assertiva a identificar seus sintomas.
Dirofilariose
Estes estão entre os tipos de vermes caninos mais comuns, da família da lombriga. Os vermes em cães geram duas doenças sérias e importantes, como a dirofilariose pulmonar, onde os parasitas acabam prosperando dentro das artérias pulmonares e síndrome de caval, onde os parasitas invadem o coração do cão.
Os sintomas deste problema incluem tosse, problemas respiratórios, fraqueza, perda de consciência frequente, aumento do abdômen e pressão arterial elevada.
Flatworms
Conhecidos como vermes, são contactados aos cães através de fezes, ou ainda consumindo a carne de animais infectados. A maior parte destas infecções, não apresentam qualquer tipo de sintoma, e uma infestação poderá ser detectada somente através de exames de fezes do cão no microscópio.
Lombrigas
Conhecidas como Nematóides, são lisas, estreitas, cilíndricas e cônicas nas suas extremidades. Elas normalmente poderão ser vistas no microscópio e estes normalmente se instalam nos intestinos do hospedeiro. Os filhotes de cães entram em contato com as lombrigas já no útero da mãe ou a partir do seu leite. A ingestão de pequenos animais infectados, ou o solo contaminado ajuda a passar os vermes.
Os ovos de lombriga podem sobreviver por muitos anos em solo, e podem ser encontrados também nas fezes de cães infectados, se for examinadas através de microscopia.
Além disto existem outros tipos de vermes, como o tricurídeo, a tênia, o ancilóstomo, entre outros. Cada um leva o seu tratamento específico.