Se você possui um cão, sabe bem como é que eles sofrem por conta de vermes parasitas. Logo em seguida iremos falar de forma geral dos tipos de vermes em cães, com a finalidade de saber o que aflige seu cão amado, e ainda saber de forma assertiva a identificar seus sintomas.

Confira os principais tipos de vermes dos cães

Dirofilariose

Estes estão entre os tipos de vermes caninos mais comuns, da família da lombriga. Os vermes em cães geram duas doenças sérias e importantes, como a dirofilariose pulmonar, onde os parasitas acabam prosperando dentro das artérias pulmonares e síndrome de caval, onde os parasitas invadem o coração do cão.

Os sintomas deste problema incluem tosse, problemas respiratórios, fraqueza, perda de consciência frequente, aumento do abdômen e pressão arterial elevada.

Flatworms

Conhecidos como vermes, são contactados aos cães através de fezes, ou ainda consumindo a carne de animais infectados. A maior parte destas infecções, não apresentam qualquer tipo de sintoma, e uma infestação poderá ser detectada somente através de exames de fezes do cão no microscópio.

Lombrigas

Confira os principais tipos de vermes dos cães

Conhecidas como Nematóides, são lisas, estreitas, cilíndricas e cônicas nas suas extremidades. Elas normalmente poderão ser vistas no microscópio e estes normalmente se instalam nos intestinos do hospedeiro. Os filhotes de cães entram em contato com as lombrigas já no útero da mãe ou a partir do seu leite. A ingestão de pequenos animais infectados, ou o solo contaminado ajuda a passar os vermes.

Os ovos de lombriga podem sobreviver por muitos anos em solo, e podem ser encontrados também nas fezes de cães infectados, se for examinadas através de microscopia.

Além disto existem outros tipos de vermes, como o tricurídeo, a tênia, o ancilóstomo, entre outros. Cada um leva o seu tratamento específico.