Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

A água é muito importante para a grande maioria dos seres vivos em nosso planeta. No caso dos nossos pets, eles sempre dependem da água que precisa ser disponibilizada pelos humanos. Instintivamente eles vão beber água desde as suas primeiras semanas de vida, quando param de mamar diretamente na sua mãe.

Confira alguns motivos que podem levar o cão a beber menos água

Mas existem determinadas ocasiões e situações que podem acabar fazendo com que os cachorros tomem menos água do que deveriam para manter uma rotina considerada adequada e saudável. Quando isso acontece, a tendencia é que eles fiquem desidratados, o que pode levar a uma série de outras condições médicas.

Para os humanos, muitas vezes descobrir os motivos que estão fazendo com que o cão não beba água pode ser um desafio. Por isso, acaba sendo muito importante ficar atento a alguns comportamentos deles no dia a dia justamente para conseguir entender o que pode estar acontecendo de diferente.

Confira alguns dos principais motivos e saiba como resolver:

O cão está doente

Existem diversas doenças que podem acabar fazendo com que o cão tenha menos disposição para beber a quantidade de água recomendada para o seu dia. Neste caso, é muito importante levar até um veterinário para que seja possível fazer exames mais detalhados sobre o que pode estar acontecendo.

O pote de água está sujo

Confira alguns motivos que podem levar o cão a beber menos água

Cães que foram criados em casa sempre e que não estão acostumados a ter que tomar água de qualquer outra fonte podem acabar recusando o líquido quando ele estiver sujo. Por isso, mantenha o pote do seu pet sempre bem limpo.

A temperatura da água não está adequada

Na grande maioria dos casos, este é um problema causado pelo calor. Quando a água está muito quente, pode ser que o cachorro sinta uma certa dificuldade de ingerir o líquido, mesmo estando com sede. Nestes casos, é muito importante fazer uma troca regular de água no pote, mantendo ela o mais fresca possível.

O pote está em um local de difícil acesso

Pode ser que o cão simplesmente não esteja encontrando o local onde está o seu pote de água. Isso acontece quando as pessoas mudam ele de local com uma certa frequência ou quando o cão está em um espaço muito grande. Além disso, pode ser também que o cachorro esteja tendo uma dificuldade maior em alcançar o pote. Isso pode acontecer quando o cão está mais velho e sente dores nas costas e o seu pote está muito baixo, por exemplo.