Fofuxo.com

Confira informações sobre a surdez em cães

Problema nem sempre está relacionado com a idade do cão.

Muitos donos relacionam problemas relacionados com a audição do cachorro com a idade mais avançada do animal. Existem alguns casos em que realmente os cães mais velhos acabam tendo dificuldades de conseguir ouvir. Mas na grande maioria dos casos as causas para a surdez dos cachorros surgem de pequenos problemas que acabam não tendo a atenção necessária do seu dono.

Confira informações sobre a surdez em cães

Quando acontece a surdez dos cães?

A surdez dos cães podem acontecer a qualquer momento da vida dos animais, inclusive existem muitos casos onde os cães acabam nascendo com o problema em um ou nos dois ouvidos. Isso geralmente acontece quando os filhotes acabam tendo uma pré-disposição genética, o que acontece quando os pais já apresentam estes problemas.

Existem também algumas raças que já estão pré-dispostas a apresentarem problemas de audição, como o Dogue Alemão e o Dálmata. Inclusive existe um rígido controle das associações de criadores dos cães para que os cães que tenham este problema não se reproduzam.

A surdez nos cães também acabam sendo percebidas com a idade mais avançada do animal, mas o principal motivo é doenças como a otite, que nada mais é do que uma inflamação no ouvido que acontece na grande maioria dos casos quando as pessoas não limpam os ouvidos do cão de maneira correta.

Sintomas da surdez

Confira informações sobre a surdez em cãesExistem alguns sinais e algumas mudanças de comportamentos nos cães que podem indicar que o animal realmente está passando por este tipo de problema. O mais recorrente é quando ele simplesmente deixa de atender quando é chamado. Ele também demonstra indiferença aos barulhos externos, como latidos de outros cães, por exemplo.

Quando o cachorro passa a latir muito e sem propósito também pode ser um sinal da surdez, já que o cão simplesmente não consegue se ouvir.

Diagnóstico

O diagnóstico da surdes nos cães pode ser dado apenas pelos veterinários, que irão realizar um teste completo de audiometria nos animais de estimação. Primeiramente ele vai fazer alguns exames mais simples, como fazer barulhos com as mãos, chamar ele pelo nome, etc.

Tratamento

Infelizmente ainda não existe um tratamento eficiente para que um quadro de surdez possa ser revertido em cães. A única coisa que pode ser tratada são as inflamações que podem ocasionar a surdez, como os anti-inflamatórios.

Para se precaver deste tipo de situação, é fundamental que os donos limpem as orelhas dos seus cães periodicamente, removendo assim o excesso de cera que pode se acumular nos canais auditivos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários