Por Rodrigo Bueno
- Atualizado
publicado em Saúde

Uma das grandes diferenças que o gato acaba tendo do cachorro é em relação a forma como eles fazem suas necessidades. Os cães não costumam ter muito cuidado, e os donos acabam tendo que ensinar eles os momentos e os locais corretos. Já os gatos costumam aprender isso sozinhos, e as caixinhas de areia acabam sendo feitas justamente para atrair a atenção destes pets.

Confira dicas para limpar melhor a caixa de areia do gato

Mas para que eles sigam fazendo suas necessidades apenas na caixinha de areia, é muito importante que os donos tenham os devidos cuidados, especialmente em relação a limpeza do acessório. Confira algumas dicas para manter a caixinha de areia do seu felino sempre bem limpa:

Mantenha uma rotina de limpeza

Antes de mais nada, é muito importante que os humanos mantenham uma rotina de limpeza rígida da caixa de areia do seu felino. Somente assim ele vai sentir confiança para continuar fazendo suas necessidades por ali. O ideal é que esta limpeza aconteça em uma hora parecida do dia, já que muitos felinos acabam fazendo suas necessidades justamente quando a areia está limpa.

Utilize materiais adequados

Hoje em dia é fácil de encontrar uma série de acessórios que permitem com que a limpeza seja feita na caixa de areia de uma forma certa. Mas, de uma forma geral, esta limpeza pode ser feita com o apoio de uma bacia grande, uma pá para ser utilizada na areia e também saquinhos higiênicos para que sejam colocadas as sujeiras.

Aposte em novos preenchimentos

Confira dicas para limpar melhor a caixa de areia do gato

Quando as pessoas acabam não tendo muito tempo para limpar as caixas de areia, existem alguns outros materiais que podem ser utilizados como preenchimento e que ajudam. A areia para gato sílica, por exemplo, conta com um gel de absorção que segura a umidade e o odor da urina.

Utilize uma caixa reserva

Caso o local onde o gato fica seja muito grande ou quando o felino procura outros locais para fazer suas necessidades, pode ser interessante deixar sempre disponível uma segunda caixa de areia.