Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Uma das grandes preocupações que as pessoas que possuem cachorros com pelos médios e grandes é com a saúde dos fios. Mais do que beleza, os pelos também acabam sendo importantes para a saúde geral do pet, uma vez que, quando eles embolam, podem acabar trazendo algumas situações desconfortáveis pera os pets. E algumas raças acabam tendo mais problemas com os seus pelos, como é o caso dos exemplares de Shih-tzu, Lhasa Apso, Yorkshire, Maltês e outros.

Confira algumas dicas para evitar que os pelos do cão fiquem embolados

Alguns pontos do corpo do pet acabam sendo mais propensos a ter os pelos embolados, como perto da orelha, da virilha e no pescoço. Estes nós, quando permanecem desta forma por muito tempo, podem acumular sujeira, que pode causar uma série de problemas na pele do animal. Além disso, os nós também dificultam o respirar da pele como um todo.

Confira algumas dicas importantes para evitar que os pelos dos pets não fiquem embolados:

Mantenha uma frequência dos banhos

Antes de mais nada, é muito importante que os tutores mantenham uma frequência nos banhos. Estes procedimentos vão ajudar a ir eliminando os pontos que vão embolando. Além disso, o banho frequente elimina as sujeiras, que acabam se acumulando e ajudando a deixar o pelo embolado.

Escove de dois em dois dias

Confira algumas dicas para evitar que os pelos do cão fiquem embolados

Este é o ideal para os cães que possuem pelagem média ou longa. Muitos tutores deixam para escovar apenas quando o pet vai tomar banho, mas a frequência deste procedimento deve ser maior do que o banho em sí. A escovação deve ser feita com instrumentos e acessórios próprios para cada tipo de pelo.

Utilize produtos para facilitar a escovação

Existem diversos produtos específicos para ajudar a manter os pelos dos pets escovados. Não é recomendado escovar os pelos secos. Eles funcionam como cremes, que ajudam no processo de desembaraço e também na remoção dos nós.

Escolha o xampu ideal para o tipo de pelo do pet

Assim como os humanos, os pelos dos pets também podem apresentar algumas características diferentes. Alguns podem ser mais oleosos, enquanto outros podem ser mais secos. Por isso, é importante que o xampu escolhido seja próprio para cachorros e também de acordo com as características do pelo.